Everest já foi conquistado 5070 vezes (foto: Divulgação/ Manoel Morgado)
No dia 29 de maio de 1953, o neozelandês Edmund Hillary e o nepalês Tenzing Norgay escreveram seus nomes na história do montanhismo. A dupla foi a primeira a conquistar o topo do mundo, o monte Everest, com 8.848 metros, localizado na cordilheira do Himalaia. Pouco mais de 57 anos depois, a façanha que exigiu diversas tentativas no passado não é mais exclusividades da dupla.
- Conheça os brasileiros que chegaram ao topo do Everest
- Por que escalar o Mt. Everest sem sherpas e sem cilindros de oxigênio?
- Conceito de escalada após os 50 anos da conquista do Everest
Somados aos números da temporada 2010 do montanhismo, a maior montanha do mundo já foi conquistada 5070 vezes, por 3431 pessoas diferentes. Apenas neste ano, o cume do Everest foi alcançado 513 vezes.
Ao todo, 157 escaladores de diversas partes do mundo superaram o maior desafio do esporte pelo lado do Nepal, junto a outros 190 Sherpas, em 2010. Pelo lado do Tibet, foram mais 166 montanhistas. Entre todos, 268 conseguiram superar a aventura pela primeira vez.
Recordes – A temporada 2010 de montanhismo está sendo responsável por novos recordes na modalidade. Apa Sherpa, líder de uma expedição ecológica no Everest, conseguiu bater uma marca mundial e pessoal no esporte ao conquistar pela vigésima vez a maior montanha do planeta. O segundo recorde foi alcançado por Jordan Romero. O americano de apenas 13 anos se tornou o escalador mais novo a chegar ao topo do Everest com sucesso.
Além dos estrangeiros, dois brasileiros também superaram o desafio neste ano. Manoel Morgado foi o primeiro, chegando ao cume do monte no dia 17 de maio, após cerca de dois meses de preparação. A montanhista Cleo Weidlich foi a segunda, também no dia 17, tornando-se a segunda escaladora nacional a conseguir tal feito.
Este texto foi escrito por: Webventure