As dificuldades da prova podem deixar pedaços dos veículos pelo trajeto (foto: Ricardo Leizer/ www.webventure.com.br)
Durante a 17ª edição do Rally Internacional dos Sertões a equipe ambiental Os Canastras também estarão correndo contra o relógio. Mas o objetivo desse grupo, apelidados de Limpa Trilha, não é conseguir concluir a especial em menos tempo, mas sim deixar o trajeto por onde os pilotos passaram sem as pegadas que ficam pelo caminho.
Para isso uma equipe especialmente treinada percorre todo o trajeto da prova retirando os eventuais lixos, pedaços de veículos e resíduos que ficam pelo caminho. E segundo Carlos Andrade, o Carlão, integrante do Limpa Trilha, muitas vezes, aquilo que é encontrado pode influenciar no resultado final da prova. Acontece de um carro capotar durante uma especial e continuar na prova, e o Spy fica pelo caminho. Recolhemos depois, no acampamento os pilotos e navegadores vêem desesperados até nós para ver se achamos a peça, diz. O Spy é um equipamento localizado na parte externo do veículo, que transmite, via satélite, informações dos competidores para a direção de prova. No caso da perda do dispositivo, há punição e multa.
Além de portas, pneus, GPS e rodas alguns competidores acabam tendo problemas mecânicos e deixando vazar óleo e combustível no Sertão. Para amenizar o impacto ambiental dessas eventualidades, o grupo ecológico recolhe esses líquidos com o auxílio de um produto químico desenvolvido exatamente para esse serviço. Temos um produto de fabricação nacional que absorve seis vezes o próprio peso e duas vezes mais rápido que o produto que usamos no ano passado, conta Andrade.
Além de prestar essa função o principal objetivo de Carlos Andrade é conscientizar os participantes. Nosso maior objetivo é a conscientização dos participantes, principalmente de forma preventiva, afirma. A terminar o Sertões, a ação ambiental espera tornar todos os envolvidos no evento e as comunidades cada vez mais conscientes de suas responsabilidades.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: junho 22, 2009