Mecânico da Shimano consertando uma bike em Mucugê (foto: Pedro Sibahi)
Em uma competição com sete etapas e todos os tipos de terreno ( leia aqui sobre as características da prova), é esperado que algumas bikes tenham avarias. Na primeira edição da Brasil Ride, em 2010, foram tantas magrelas para o conserto que o estande da Shimano, responsável por oferecer manutenção neutra, praticamente não fechava.
Este ano, conforme se aproximava a segunda etapa da competição, considerada a mais dura de toda a semana, a equipe comandada por Nildo Guedes se preparava para horas de trabalho. Sorte para alguns, infelicidade de outros, o tempo quente acabou eliminando muitos atletas, que passaram mal, o que diminuiu significantemente o trabalho.
Ainda assim, na tarde desta terça-feira (24), a estimativa de Nildo era atender cerca de 70% de todas as bicicletas presentes na competição. Assim, o estande permaneceu funcionando até a 1 hora da manhã. Nos outros dias, a maioria dos ciclistas também leva as bikes para checagens rápidas, que em geral quererem poucos ajustes e lubrificação.
Entre os principais problemas apresentados na terça, Nildo destacou a quebra de correntes, gancheiras, pneus furados e, especialmente, a quebra de câmbio. Em percursos tão longos se perde até o dinamismo de marcha. O atleta começa a perder a noção, cruza a marcha, fica com menos percepção devido a quilometragem ser muito alta, explicou ele. O cruzamento de marcha acontece quando se faz a troca de forma afoita, ou forçando o pedal, e se forma um angulo errado entre a coroa maior e a menor.
Durante segunda etapa também havia apoio da Shimano aproximadamente no meio da prova. O que os atletas mais buscavam era uma simples lubrificação das bikes, mas também houve casos mais complexos, como um câmbio quebrado sem peças sobressalentes. Fizemos vários ajustes que possibilitaram as pessoas a irem mais tranquilas, afirmou Luis Palaro, um dos responsáveis pelo apoio no local.
Este texto foi escrito por: Pedro Sibahi, direto de Mucugê (BA)
Last modified: outubro 25, 2011