Direto de Portimão, em Portugal – Embarcaram neste domingo para Portugal, cinco brasileiros com a bagagem abarrotada de esperanças. Imigrantes que vão tentar a sorte no Velho Mundo? Estudantes que vão polir seus estudos em Coimbra? Um casal devoto com seus 3 filhos que seguem em peregrinação pascoal a Fátima?
A resposta é não para as 3 alternativas. Na verdade os personagens são os 5 brasileiros que disputam 2 vagas a bordo do barco ABN AMRO 2, um dos dois veleiros da classe V70 do Team ABN Amro que vai
disputar a Volvo Ocean Race.
A maior e mais famosa regata de Volta ao Mundo com escalas que, de novembro de 2005 até junho de 2006 vai atrair toda a atenção do mundo dos esportes náuticos.
O Team ABN Amro – Com os seus dois barcos ABN AMRO I (com o chamado Dream Team à bordo) e ABN AMRO 2 (com o Young Team à bordo) o Team ABN Amro é uma das maiores forças nessa regata que já tem 6 barcos inscritos reunindo alguns dos maiores nomes da vela.
Campeões do Mundo, medalhistas olímpicos, especialistas em Match Race (competição barco contra barco) vão enfrentar os quase 50 mil quilômetros de percurso dessa competição que é disputada em 9 trajetos (as chamadas pernas) e mais algumas regatas curtas. Entre os adversários do Team ABN Amro estão os barcos Brasil 1, comandado por
Torben Grael – Campeão Mundial e 4 vezes medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, o Barco Telefónica/Movistard a Espanha, o barco Atlant Ocean da Suécia e o barco Premier Challenge da Austrália.
Todos em diferentes fases de preparação e já com suas tripulações, recheadas como já foi dito de nomes importantes da vela, definidas.
Falta apenas ser definida a tripulação do ABN Amro 2 que entre os seus 10 tripulantes terá 8 jovens escolhidos ao redor do mundo. Velejadores que se inscreveram e que estão passando por diferentes processos de triagem até que restem apenas 2 de cada uma das regiões que participaram dessa seleção: Estados Unidos, Holanda, Brasil e outros países.
Essa seleção da tripulação é uma oportunidade sem paralelos para os jovens
talentos da vela fazerem parte da mais sensacional prova de Volta ao Mundo de
Oceano, a Volvo Ocean Race, declarou Jan Berent Heukensfeldt Jansen, diretor
administrativo do Team ABN Amro.
Dois experientes velejadores, Maurice Paardenkooper e Hans Horrevoets, serão os juízes responsáveis por escolher tripulantes que tenham a combinação perfeita de julgamento, relacionamento, experiência geral de vela e conhecimento técnico.
Em Portimão, Portugal, sede do Team ABN Amro vamos escolher até o dia 25 de março, 8 entre os 20 candidatos que vamos observar mais uma vez de perto. São 5 holandeses, 5 Americanos, 5 brasileiros e 5 do resto do Mundo representados por um integrante da Irlanda, um da Inglaterra, um da Suécia e dois da Austrália disse Maurice.
Vamos observá-los e testá-los em uma variedade de habilidades na vela. Tudo incluído desde a experiência técnica, passando pelo trabalho em equipe, habilidade pura e versatilidade completou Hans. O Team ABN Amro tem muito orgulho em apoiar esses talentos do mundo da vela e esperamos grandes feitos de todos eles arrematou Jan Berent.
A bordo do ABN AMRO 2 – Para completar a tripulação do ABN AMRO 2 o Team ABN Amro anuncia dia 15 de março em Paris, os 4 velejadores profissionais que terão a companhia dos escolhidos. Quais serão os 2 escolhidos entre os nossos 5 heróis do início da reportagem? Na contagem regressiva faltam apenas 12 dias.
Confira quem são eles:
Este texto foi escrito por: *Carlos Lua, correspondente do Team ABN Amro