Ontem, por volta das 18h, foi controlado o incêndio que ameaçava desde a última quarta-feira o Parque Nacional do Itatiaia (RJ). O fogo começou quando dois turistas, perdidos na parte alta do parque, resolveram acender uma fogueira. A perda total foi de 1.200 hectares, uma área maior do que 20 estádios do Maracanã. A parte baixa do parque, onde há uma reserva de Mata Atlântica, não foi atingida.
O fogo foi controlado por causa das chuvas que caíram ontem na região. Antes dela, mais de 200 pessoas, entre bombeiros e voluntários, tentavam evitar que as chamas se espalhasse. As condições dos ventos e o próprio relevo da região estavam dificultando este trabalho. Participaram da operação para salvar Itatiaia das chamas, além dos bombeiros e voluntários em terra, cinco helicópteros.
Por conta do incidente a parte alta do Itatiaia ficará fechada por, no mínimo, três meses. A direção do parque está neste momento avaliando o impacto ambiental e a possibilidade de ainda haver focos de incêndio. Há treze anos, esta parte do parque não sofria com incêndios.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: julho 23, 2001