Webventure

Controle Anti-Doping em Edmonton será Rigoroso

O Campeonato Mundial de Atletismo organizado pela IAAF começa dia 03 e vai até 12 de agosto, em Edmonton, terá grande um rigoroso controle anti-doping.

Segundo a IAAF, o aumento do contrôle tem “como objetivo garantir o respeito aos princípios que balizam a prática esportiva que são fundamentois para nosso esporte”.

A comunidade esportiva internacional sabe que sem essas medidas o doping tende a aumentar , o que aliás, tem sido uma tendência triste mas verdadeira.

O programa anti-doping que será aplicado em Edmonton terá observadores independentes da Agência Mundial Anti-Doping (WADA). para garantir a transparência no controle.

O grande vilão, ou a “bola da vez” em Edmonton será o EPO. Estão planejados mais de 350 testes para detectar doping da substância.

Todos os contrôles estão sob supervisão da Agência Canadense Anti-Doping em conjunto com o Montreal Laboratory que possui pessoal e tecnologia apropriada para os testes.

Os testes serão feitos de duas formas: “in e out” competição, ou seja, durante (a maioria) e após a competição.

O contrôle anti-doping será feito nos três primeiros colocados de cada competição e adcionalmente em um ou dois outros atletas finalistas. Também serão aplicados testes aleatórios durante as fases classificatórias.

O controle de EPO será feito de duas formas: através da coleta de sangue e urina. Inicialmente será efetuado testes somente no sangue. Se esse teste for considerado “suspeito” será feito o teste de urina que será analisado por um dos três laboratórios equipados para detectar esse tipo de doping que cresceu nos últimos amos da década passada.

Este texto foi escrito por: Harry Thomas