Foto: Pixabay

Copa Ametur avaliará desidratação de bikers

Redação Webventure/ Biking

Flávio Junqueira ressalta importância da hidratação em provas de bike. (foto: Luciana de Oliveira / www.webventure.com.br)
Flávio Junqueira ressalta importância da hidratação em provas de bike. (foto: Luciana de Oliveira / www.webventure.com.br)

Direto de Santa Luzia (MG) – A segunda etapa da Copa Ametur PowerBar Reebok, evento apoiado pelo Webventure e marcado para este domingo, contará com um procedimento que seria pioneiro em provas de mountain bike. Trata-se da pesagem dos competidores antes e após as baterias.

Integrante da Print Action (Proteção, Reconhecimento e Integração), Flávio Junqueira estará disponibilizando balanças para a aferição do grau de hidratação dos bikers – a iniciativa conta com a participação da organização da Copa Ametur e da Federação Mineira de Ciclismo.

“É o mínimo necessário para ter uma mensuração da hidratação ou não dos atletas. Estamos realizando um trabalho de educação, para levar cultura daquilo que pode ser prejudicial aos bikers”, afirma Flávio.

Início – Na abertura da temporada, um competidor de elite chegou a perder 2,8kg durante a prova, enquanto o normal é de 800 gramas. “Um número como esse chega a ser absurdo e faz com que esse atleta, sem saber, esteja puxando sua equipe para baixo”, conta.

A fim de evitar a desidratação e suas conseqüências, como a sudorese e até a perda da consciência, é fundamental que qualquer esportista ingira algo em torno de 150ml de água, ou similar, de 15 em 15 minutos, para manter o nível hídrico do corpo, segundo Flávio Junqueira.

Os resultados das pesagens serão encaminhadas para a Espanha, para que sejam comparadas com os feitos com bikers do país europeu.

Planejamento na liderança – Flávio Junqueira foi o responsável por uma palestra para competidores no final da tarde deste sábado no Parque de Exposições da cidade de Santa Luzia, a 15km de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, local da Copa Ametur.

Flávio fez um alerta sobre a necessidade do planejamento para a obtenção dos objetivos em uma prova como a marcada para amanhã, que deverá contar com 700 participantes, divididos em nove categorias além da Ametur, Santa Luzia receberá ainda a Copa Caloi de Amadores, para bikers sem experiência.

“É necessário imaginar o resultado final da corrida e montar uma estratégia do fim para o início. Assim, quando você largar saberá o que fazer em cada momento da prova”, explica Flávio, que também ressaltou o aspecto positivo da prática do esporte.

“As atividades físicas melhoram a atitude do cidadão no trabalho, e resultam em um melhor rendimento dentro do esporte”, acrescenta.

Este texto foi escrito por: Jorge Nicola

Last modified: maio 17, 2003

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure