Dyonísio organizador da Copa Baja Brasil planilhando no Ceará. (foto: Divulgação)
A Copa Baja Brasil, que acontece no próximo fim de semana com o Baja Ceará, em Fortaleza, abre a temporada 2001 do Campeonato Brasileiro de rali off-road. Esta é a terceira edição da Copa, a mais importante na modalidade cross-country do país, e a segunda do Brasileiro, que ainda reunirá etapas no IX Rally Internacional dos Sertões.
Ao todo, quatro bajas formam a competição, com provas previstas para os estados de Santa Catarina, Minas Gerais e Campo Grande, além da inaugural no Ceará. O evento reunirá as maiores equipes de rali do país, com a participação de pilotos experientes como Klever Kolberg e Juca Bala, da equipe BR Lubrax, Reinaldo Varela e Alberto Fadigatti, da Troller, que disputam competições internacionais.
Início – Mais de 60 carros, 70 motos e 40 quadriciclos já estão inscritos para a etapa. Serão aproximadamente 310 km de especiais (trechos cronometrados) com cerca de 200 km de deslocamento, variando as dificuldades em dunas, lama, mangues e estradas de agreste, na região de Canoa Quebrada, litoral cearense.
Tudo muito diferente do dia anterior. Nossa intenção é de proporcionar às equipes o mesmo tipo de pilotagem que se exige nas provas que se realizam na África. Desertos de dunas com as mesmas dificuldades do Dakar. Esse é o nosso maior objetivo, fazer provas com padrão internacional de competitividade, explicou Dyonísio Malheiros, organizador da copa.
No primeiro dia, domingo, os pilotos enfrentarão três especiais (50 km, laço de 110 km e giro de 100 km, respectivamente) retornando à Fortaleza no final do dia. Na segunda-feira, será apenas uma especial em que darão duas voltas com um total de 84 km pela Lagamar, uma região alagada. O prólogo de definição da largada será no sábado, a partir das 20h, em um circuito de 3,5 km na praia de Iracema, centro da cidade.
Solidariedade – Com as chuvas que caíram em Fortaleza nos últimos 20 dias, a direção de prova decidiu promover a etapa como o Rali da Solidariedade, em favor dos desabrigados. Juntamente com entidades assistenciais e órgãos competentes, será realizada uma campanha de doação de alimentos e roupas. As equipes participantes farão as doações no ato da inscrição.
O Baja Ceará Brasil é patrocinado pelo Governo do Estado do Ceará, BF Goodrich, Acerbis e tem o apoio técnico da CBM Confederação Brasileira de Motociclismo , CBA Confederação Brasileira de Automobilismo e a ABRACC Associação Brasileira de Rally Cross Country.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: abril 24, 2001