A Copa das Federações 2000 reuniu, neste final de semana em Canelinha (SC), as maiores feras do motocross brasileiro. Sete federações participaram da prova, que foi disputada em três categorias: 125cc, 250cc e Open.
Em princípio, aconteceriam três baterias, com a participação de duas categorias em cada bateria. Ao final, todas as categorias disputariam duas baterias. Porém, o cronograma teve de ser modificado, já que o números de pilotos, apenas 21, não justificava a disputa de três
baterias, com 14 pilotos em cada.
Foi decidido pelo júri da prova que seriam realizadas apenas duas baterias, com a participação de todos os pilotos. O modelo de
pontuação vigente na competição foi semelhante ao utilizado no Motocross das Nações, onde os pontos são negativos, perdendo o primeiro colocado da bateria apenas 1 ponto, o segundo colocado 2 pontos e assim por diante.
Que venham as feras – Pela Federação Paulista, Roosevelt de Freitas Assunções, campeão brasileiro de motocross 2000 na categoria 125cc, Rogério Nogueira e Cristiano Lopes compunham um dos mais fortes times. Com Kristofer Florenzano, Paulo Stedile e Juliano Ramos a FPRM-PR, também se apresentava como uma das grandes favoritas.
Pelo Rio Grande do Sul, o campeão brasileiro de motocross 2000 na categoria 250cc, Milton Becker, vinha como um dos favoritos à vitória nas baterias. E a FGM ainda contava com o campeão brasileiro de supercross na categoria 125cc, Douglas Parise e Rodrigo Zen.
Minas Geraisveio com um time surpreendente. Na categoria 250cc Antônio Jorge Balbi, pela 125cc Gustavo Panisset e na categoria Open, Mariana Nápoles Balbi. A única mulher que disputa o campeonato brasileiro de motocross, mas pela categoria 80cc, veio compor o time mineiro andando de 125cc na categoria Open.
Campeão na categoria 80cc, Rafael Fonseca dos Santos andou pela primeira vez na 125cc, e Leonardo Pedro Muller, que venceu na Open, representou o Distrito Federal em sua categoria de origem.
A federação do estado sede da copa, Santa Catarina, veio com Cyro
Oliveira na 125cc, Elton Becker na 250cc e João Paulino da Silva na Open. O Rio de Janeiro teve Arthur Morini Leal na 125cc, Bernardo Bens na 250cc e Nielsen Paraíso Bueno.
Adrenalina e velocidade – Já na primeira bateria, a competições colocou em disputa direta pela primeira posição Rio Grande do Sul e Paraná, representados por Milton “Chumbinho” Becker e Paulo Stedile, que competiam na categoria 250cc.
Os dois pilotos disputaram a liderança da prova da largada até a última volta, quando, a apenas 500m da bandeirada, Paulinho conseguiu a ultrapassagem sobre Chumbinho. Na terceira posição Antônio Jorge Balbi, que disputou em 2000 o campeonato brasileiro de motocross na categoria 125cc, veio pela 250cc e mostrou grande adaptação na duke.
João Paulino da Silva (Marronzinho), foi o primeiro colocado da categoria Open, chegando na 6a posição no geral. Roosevelt Assunção da
FPM SP, chegou na 7a posição, sendo o primeiro da categoria 125cc. A primeira bateriacolocou na frente as federações do sul e a paulista, mas com um modelo de prova tão atípica não poderia se prever o final.
A batalha final – Tendo obtido apenas 2 resultados na primeira bateria, SP, MG, SC e RJ, tinham que garantir que todos seus pilotos completassem a prova para terem chances de concorrer ao título da competição. Dada a largada da segunda e última bateria da Copa das Federações, Chumbinho largou de ponta e acelerou forte, abrindo bastante do segundo colocado Antônio Jorge Balbi, que era seguido por Paulinho Stedile, Rogério Nogueira e Roosevelt.
As posições ficaram inalteradas durante os 10 primeiros minutos da prova, quando o motor de Chumbinho quebrou, e Balbi assumiu a liderança, com Paulinho em segundo, e o constante time de São Paulo ocupando a terceira e quarta posições, com Rogério Nogueira e Roosevelt Assunção respectivamente.
Mesmo sem conseguir a vitória em nenhuma das duas baterias, a FPM SP foi a grande vencedora da Copa das Federações, comprovando que mais importante do que uma vitória, a constância nos resultados e comprometimento da equipe, são mais importantes neste tipo de competição.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: dezembro 5, 2000