Felipe Loffreda (foto: Divulgação)
A segunda etapa da Copa Curtlo Vertical de Escalada Amador aconteceu neste sábado, no Arujá, na Grande São Paulo, e teve a presença de 50 competidores, de todas as idades e várias cidades, como Campinas, Guarulhos, São José dos Campos, Mogi Guaçu e Arujá, além de São Paulo.
A disputa entre os homens acima de 30 anos deu início a esta etapa que explorou a resistência e força nas duas vias da fase classificatória com vias graduadas em 6A e 7A escaladas na seqüência. Naquele momento, começou a se desenhar o podium com Dimitri Wuo encadenando as duas vias, Goro Shiraiwa em segundo lugar seguido de perto por Alfredo Pedro.
A via da final preparada pelo route setter Adérito Neto derrubou todos antes do fim. Novamente se repetiu a disputa inicial, mais equilibrada, com Dimitri Wuo avançando apenas uma agarra a mais que Goro Shirawa (2º colocado) seguido por Alfredo Pedro, Cláudio de Almeida e Ricardo Aquino.
Na escalada das mulheres com até 17 anos, houve empate entre Sofia Kilmar e Luiza Banks na fase eliminatória. As duas atletas fizeram top nas duas vias escaladas.Marina Barros ficou em 3º lugar seguida por Martha Ribeiro.
Na final bem mais exigente não deu refresco para ninguém e o empate ficou entre Sofia Kilmar e Marina Barros. No resultado final, Sofia conquistou o 1º lugar por ter sido melhor na fase classificatória, Marina ficou em 2º e Luiza em 3º.
Mulheres – Outra boa disputa foi travada na categoria feminina acima de 17 anos. Clarissa Barros, Ana Carolina e Adriana de Almeida empataram na fase classificatória conseguindo fechar as duas vias escaladas.
Na via final graduada em 7A, prevaleceu a serenidade e técnica de Adriana, que teve movimentos precisos e muita calma para completar o percurso com seus 22 movimentos. Clarissa Barros ficou na 13ª agarra e Carla Sonsino na 12ª completando assim o podium.
A segunda fase desta etapa contou com a escalada dos homens até 29 anos. Mais uma vez uma mostra do futuro da escalada em São Paulo, com Felipe Lofreda, Rafael Bortolotti e Caio Sanfelice completando as vias da fase classificatória, seguidos por Osvaldo Calvo, Vinícius Cruz e Fernando Augusto.
Mais uma vez a via final foi derrubando uma a um e contemplou Felipe Loffreda com a 1ª colocação. Rafael Bortolotti com uma movimentação precisa e muita garra ficou em segundo e Vinícius Cruz em terceiro lugar.
O final desta etapa contou com a escalada da categoria masculina de 18 a 29 anos. A exemplo da primeira etapa, a fase classificatória foi bastante equilibrada com o empate entre Rafael M. Neves, Vinícius Porazza e Thiago Igual chegando a última agarra das duas vias, seguidos por Cristian Dimitrius e Luiz Vilela, para a disputa da final.
O percurso da via final além de longo exigiu de todos, além de força e resistência, uma boa movimentação com posicionamentos de encaixe. Vinícius Porazza se deu bem nesta configuração e garantiu o primeiro lugar alcançando a 17ª agarra, Rafael Neves parou na 14ª ficando em segundo e Luiz Vilela garantiu o terceiro lugar nesta etapa.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: maio 12, 2004