Técnico Ivan Basquez acompanha equipe chilena (foto: Roberta Spiandorim/ www.webventure.com.br)
Direto de Araxá (MG) – A grande mudança neste ano é que a prova passa a ser classe 1 na UCI (União Internacional dos Ciclistas), pontuação máxima, esclareceu Tadeu Monteiro, um dos organizadores da Copa Internacional Sundown de MTB 2007, que está realizando sua primeira etapa neste final de semana em Araxá (MG) . Para ele, esta é uma prova do reconhecimento do trabalho que têm feito junto à UCI, obedecendo padrões e conformidades que a União exige.
Sobre a expectativa para a competição, que acontece amanhã a partir das 8h, Tadeu afirmou ser a melhor possível. Estamos com mais de 740 atletas inscritos na abertura, é um recorde pra Araxá. O circuito está todo pronto, demarcado, sinalizado, complementou.
Fred Seemann é o comissário da UCI há mais de dez anos e foi designado para acompanhar a primeira prova da Copa no Brasil. Para ele, este é um circuito inacreditável, muito bom. Seemann distribuiu elogios para a organização, staff e o percurso. Por tudo que eu já vi, sendo que já estive no Brasil, Peru e Chile, definitivamente esta é uma das melhores provas, percursos e organizações da América do Sul, afirmou. Na minha opinião a competição tem o nível de Copa do Mundo, completou.
Seeman deixou bem claro que se a organização mantiver o nível e a Federação Brasileira de Ciclismo apoiar a prova, é muito possível que a Copa Internacional seja realmente uma etapa da Copa do Mundo. De acordo com ele seu relatório sobre a prova será tão positivo quanto o do ano passado.
Participação Internacional – Além dos brasileiros, a primeira etapa da Copa Internacional contará com a participação de atletas chilenos e argentinos. Ivan Basquez, técnico da seleção chilena, está em Araxá acompanhando os atletas Cristobal Silva, Javier Puschel e Gonzalo Aravena, que irão participar da prova neste domingo visando conquistar pontos para a classificação do país para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.
Cristobal já percorreu o circuito, que tem seis quilômetros, e assim como os brasileiros o considerou muito técnico. A pista é de nível internacional, muito técnico, com paisagens muito bonitas ao redor, considerou. O chileno elogiou muito a prova e disse considerar a organização da Copa uma das melhores que já viu em todo o mundo.
Este texto foi escrito por: Roberta Spiandorim
Last modified: março 31, 2007