Foto: Pixabay

Copa Internacional de MTB abre temporada em Araxá

Redação Webventure/ Biking

Prova terá o mesmo circuito de 2008 (foto: Amana Sales/ www.webventure.com.br)
Prova terá o mesmo circuito de 2008 (foto: Amana Sales/ www.webventure.com.br)

A 11ª edição da Copa Internacional Sundown de MTB e a Copa Centauro de Amadores abre a temporada 2009 da competição nos dias 4 e 5 de abril, na cidade mineira de Araxá. Atletas de todo o Brasil e também do Chile e Argentina encaram os cerca de seis quilômetros de pista, com ponto de partida do Ouro Minas Grande Hotel.

A prova valerá para a União Ciclística Internacional, pelo Campeonato Brasileiro e as três etapas da competição irão definir o campeão mineiro da modalidade. Este ano, as novidades ficam para o incentivo na participação feminina e dos atletas com necessidades especiais.

“Criamos a categoria Sub-25 Feminina e houve uma resposta muito legal das mulheres. E queremos isso, que a modalidade se desenvolva entre as elas. A novidade também aparece para os atletas com deficiência, que passaram da prova de Amadores para a Copa Internacional e, mesmo com um número pequeno de participantes, a mudança triplicou a busca de inscrições na categoria”, revelou Rogério Bernardes, organizador da prova.

A pista será praticamente o mesmo das outras edições da prova de Araxá, com bastante single track, subidas, descidas, pista larga, raízes, escadarias. “É um percurso completo, fazemos sempre uma pesquisa de opinião com os atletas e a resposta sobre a pista de Araxá é sempre positiva, então não tem porquê mudar”, contou.

Expectativas e meio ambiente – Rogério garante que a prova será uma das mais competitivas e contará com a presença de mais de 900 atletas. “Estou feliz, pois estamos com muitos atletas e, para uma prova de Cross-country, é um número expressivo no Brasil”, ressalta Bernardes.

Na estrutura da prova, a intenção da organização é diminuir o impacto no meio ambiente. Uma das ações é a substituição das estacas de madeira que cercam o percurso, por canos de PVC que podem ser utilizados nas estruturas das provas seguintes, em São Lourenço e Congonhas, todas em Minas Gerais.

Este texto foi escrito por: Bruna Didario

Last modified: abril 1, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure