Grande descida no percurso será novidade da 1ª etapa (foto: Cadu Rolim)
Mais uma edição da Copa Internacional de MTB se aproxima e alguns dos principais atletas do Brasil na modalidade já estão focados na disputa da primeira etapa, que será realizada neste final de semana, em Araxá (MG). A prova de cross-country marca a primeira de três datas reservadas para a competição em 2011, todas em solo mineiro. Como já foi no ano passado, a etapa de abertura promete ter ao menos uma novidade.
Se em 2010 o destaque foi o start loop, em que os atletas dão uma volta rápida na largada, agora a atração promete ser uma grande descida no percurso. Os competidores poderão decidir entre seguir pelo trecho, mais técnico e rápido, ou por outra opção, mais demorada. Além disso, segundo Rogério Bernardes, organizador da prova, o circuito de Araxá pode ser considerado uma prévia do que os atletas verão na Olimpíada de Londres, em 2012, por causa da semelhança entre os dois trajetos.
A Copa Internacional de MTB 2011 ainda terá etapas em São Lourenço (MG) e Congonhas (MG) após a prova de abertura. A segunda acontece em 18 e 19 de junho, enquanto a terceira está marcada para 20 e 21 de agosto. No ano passado, em Araxá, Rubens Donizete foi o melhor entre os homens. Já no feminino, Julyana Machado foi a grande vencedora.
Estímulo a mais – Para as bikers mais jovens, ainda haverá outra motivação na disputa em Araxá. Jaqueline Mourão, única esportista brasileira a competir nas duas versões dos Jogos Olímpicos de verão e inverno -, estará presente à cidade mineira para avaliar novas promessas do esporte. A ideia é selecionar atletas em situação de prova para o seu projeto MTeenB, que visa potencializar o MTB feminino no Brasil, inclusive com um intercâmbio internacional. O foco é a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: abril 13, 2011