Foto: Pixabay

Copa Internacional de MTB será classificatória para Pequim

Redação Webventure/ Biking

Em 2008  serão três provas ao invés de quatro (foto: Roberta Spiandorim/ www.webventure.com.br)
Em 2008 serão três provas ao invés de quatro (foto: Roberta Spiandorim/ www.webventure.com.br)

Atualizada às 13h30

A Copa Internacional Sundown de MTB 2008 além de contar pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) em todas as suas etapas, também valerá como seletiva para a equipe brasileira nos Jogos de Pequim, em agosto deste ano. Será uma vaga para as mulheres e uma para os homens.

As etapas que acontecerão em Araxá (MG) e em Ouro Branco (MG) serão as fases que decidirão quais atletas vão representar o Brasil na China. Essas etapas acontecem, respectivamente, nos dias 30 de março e 8 de junho. A terceira e última etapa da Copa Internacional será uma prova do Campeonato Brasileiro de XC.

“Sabendo da qualidade e nível de organização da copa e da credibilidade que a CBC sempre depositou nos organizadores desde a sua primeira inclusão UCI, hoje podemos dar o crédito para esta competição como seletiva para Pequim 2008”, disse Luiz Vasconcellos, presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

Novo formato – Na edição de 2008, a Copa Internacional Sundown de MTB será composta por três provas, ao invés de quatro. A decisão da competição irá acontecer mais uma vez em Congonhas (MG), em uma disputa no formato de maratona, no dia 3 de agosto.

“A escolha da Copa Internacional aconteceu pelo nível da prova, por ela ser internacional e por ser um dos poucos eventos de cross-country do país e um dos melhores também”, afirmou Eduardo Ramires, técnico da seleção brasileira de mountain bike.

Entre os brasileiros, os mais cotados para as Olimpíadas são: Edivando Cruz (medalha de bronze no Pan de Santo Domingo, em 2003), Ricardo Pscheidt (que participou do Pan do Rio), Rubens Donizete (medalha de prata no Pan do Rio), Robson Ferreira e Henrique Avancini. Entre as mulheres as favoritas são Jaqueline Mourão (atleta com o maior número de pontos da UCI em 2007), Erika Gramiscelli, Roberta Stopa e Adriana Nascimento.

Além disso, como muitos países da América Latina ainda não definiram quais atletas irão representá-los em Pequim, a organização da prova acredita que haverá uma grande quantidade de estrangeiros nesta edição da Copa Internacional de MTB.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: fevereiro 8, 2008

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure