Prova foi bastante técnica (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)
Direto de Jundiaí (SP) – A primeira etapa de 2008 da Copa North de Enduro a Pé, que acontece na Serra do Japi, em Jundiaí (SP), começou sob o sol forte e calor intenso na manhã deste domingo (17). O clima entre os participantes das 185 equipes inscritas é de confraternização e reencontro, após os três meses de férias que tiveram desde a última etapa de 2007.
As largadas das equipes começaram às 8h30 e foram até às 13h22, com intervalo de dois minutos entre elas. As primeiras equipes a completarem a prova chegaram por volta do meio-dia. O percurso é composto por trilhas entre a mata, pedras, muita lama e até travessia de riachos. Para um descanso durante o desafio, os participantes poderiam, após aproximadamente 1h45 de caminhada, parar no local chamado neutro onde era oferecido frutas, bebida isotônica, barra de cereal e água. A permanência na área era de quinze minutos.
Mesmo com o sol dando um alívio, graças às nuvens que deixaram o céu parcialmente encoberto no começo da tarde, a dificuldade da prova foi extrema para muitos atletas. A prova foi muito puxada fisicamente nos primeiros quinze minutos, mas talvez porque seja minha primeira prova como Graduado. Outra dificuldade que encontrei foi a orientação por bússolas. Mas, mesmo assim, acho que essa é a melhor prova de trekking. Já fui em muitas outras mas prefiro a Copa North, porque a estrutura é mais profissional, explicou Valter Ruvieri, da equipe Curiango, que participa de todas as etapas do torneio desde 2003.
Recorde – Esse ano batemos recorde de inscrições, temos muitos mais participantes do que nas outras edições e estamos muito contentes com a repercussão do evento, disse Sílvia Andreo, diretora da Copa North.
Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi
Last modified: fevereiro 17, 2008