Prova teve até passagens pela água (foto: Divulgação)
A etapa de hoje da Copa North de trekking, realizada na Serra do Japi, em Jundiaí (SP), reuniu quase 1000 atletas. Foram 151 equipes que disputaram o título da etapa. A prova foi excelente. Não tivemos nenhuma equipe desistindo, todas completaram a prova. A avaliação dos competidores foi muito boa e não tivemos nenhuma adversidade que pudesse comprometer. Não poderia ter sido melhor, destaca Silvia Andreo, diretora da prova.
Na Graduados Pró, a vitória foi da Trackless Revista Terra. Na Graduados, quem se deu melhor foi a Flor da Mata e, na Trekkers, o Zé Senha conquistou o primeiro lugar.
E o tempo ajudou. Com uma previsão de 90% de chuva para hoje, nenhuma gota de água caiu durante a prova. Para alegria dos atletas e organização, só começou a chover ao final da premiação. Agora que acabou a premiação está começando os primeiros pingos de chuva, comenta Silvia.
Por ser na Serra do Japi, os competidores esperavam uma prova muito difícil. Mas, segundo a avaliação das próprias equipes, a prova foi bem tranqüila. Num nível de um a cinco na parte técnica, avaliamos em quatro. E o nível físico foi 3,5, explicou Silvia.
A prova – A prova durou cerca de 3h30. Foram 10.838m para os atletas da categoria Graduados e 10.275m para os Trekkers. Para os Graduados, metade do percurso foi apenas na bússola, sem nenhum outro tipo de orientação.
A etapa de hoje contou com diversas referências (distâncias) relativamente longas, em trilhas na mata, pastagens e eucaliptos. A contagem de passos e os PCs virtuais fizeram com que os competidores redobrassem a atenção para não cometer nenhum erro. Durante o brienfig antes da prova, a organização alertou para as equipes utilizarem duas bússolas.
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, ocorrido no último dia 8, a organização deu uma flor para cada uma das competidoras. Foi a nossa homenagem pelo dia, afirmou Silvia. Para a alegria da diretora, grande parte dos competidores não vai embora ao final da prova. O pessoal fica até o final, esperando a última equipe chegar, aplaudindo. Eles não querem ir embora e isso é muito importante, comenta.
Na Graduados Pro, a vitória foi da equipe Trackless Revista Terra, de Jundiaí. Em segundo ficou a Ventura, de Campinas (SP) e, em terceiro, a Iron, de Sorocaba (SP). Na Graduados, a Flor da Mata, de Ribeirão Preto (SP) foi a melhor, seguida de Os Meia Seca, de São Paulo (SP), e Tomba & Rala/Atlex, de Campinas. Todas as equipes são muito competitivas. É segundo a segundo, ponto a ponto que se define a prova, afirma Silvia.
Com o resultado de hoje, a Trackless retorna a primeira colocação na classificação geral da Graduados Pró e a Flor da Mata se isola na liderança da Graduados. A competitividade foi muito grande e, segundo a organização, o número de pontos perdidos pelas equipes é considerado baixo.
Já na categoria Trekkers, quem levou a melhor foi a Zé Senha, de Jundiaí, seguida pela Ah, se eu Tivesse Dois Pulmões em segundo, de Campinas, e a Velha Guarda, também de Campinas em terceiro.
Surpresa – Tivemos uma surpresa na Trekker com a vitória da Zé Senha. É uma equipe que começou a competir a um ano e meio e achei que fossem se destacar no ano passado, mas não conseguiram bons resultados. Esse ano começaram com tudo, comentou Silvia.
A equipe Ah, se eu tivesse Dois Pulmões também surpreendeu a diretora da prova. Há muito tempo eles vem bem mas não haviam conquistado bons resultados. Nessa etapa, obtiveram o segundo lugar.
Os três primeiros colocados da Trekkers me surpreenderam. Não que os outros não tivessem condições de alcançar esse resultado, mas não imaginei que eles ficassem entre os três primeiros, já que tem muita gente boa. Afinal, são 100 equipes na Trekkers, afirmou Silvia.
A próxima etapa será noturna e acontece no próximo dia 14 de abril. A organização ainda não definiu o local.
Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni
Last modified: março 11, 2007