Webventure

Coreia do Sul será representada pela primeira vez na America’s Cup


Time sul-coreano é o 9º desafiante a ser confirmado (foto: Gilles Martin-Raget/ www.americascup.com)

A organização da America’s Cup confirmou nesta quarta-feira (06) a entrada de mais um desafiante ao time norte-americano Oracle Racing, atual campeão da regata mais tradicional do mundo. Em seus 160 anos de história, a competição contará pela primeira vez com uma equipe da Coreia do Sul. Ela disputará a 34ª edição da America’s Cup, que já terá as suas primeiras provas em agosto deste ano.

O Sail Korea Yacht Club será o representante do país asiático. O fundador da equipe, Dong Young-Kim, é o organizador do Korea Match Up, competição que distribui um dos maiores prêmios do mundo da vela. “Agora é a vez da Coreia de entrar nesta famosa competição pela primeira vez, num começo do que se mostrará ser uma das maiores mudanças que a America’s Cup verá”, comenta Young-Kim.

Presidente do órgão responsável pela organização da America’s Cup, Richard Worth concorda com o velejador sul-coreano. “Ter um país como a Coreia na America’s Cup aumenta o impacto global do evento”, disse Worth. “Uma das principais metas da America’s Cup é dar chance para as equipes de serem franquias esportivas sustentáveis”, acrescenta o diretor, já projetando o futuro da equipe sul-coreana na regata.

Os eventos da competição começam em 6 de agosto, quando acontece a etapa de Portugal da America’s Cup World Series, em Cascais. Também estão programadas provas em Plymouth, na Inglaterra, e San Diego, nos Estados Unidos. O evento principal do campeonato, em que os veleiros desafiarão os atuais campeões, será em 2013, na cidade californiana de San Francisco. Até lá, mais cinco equipes devem ser confirmadas na disputa.

Este texto foi escrito por: Webventure