Primeira mulher a colocar os pés como competidora no Rally dos Sertões, Corina hoje já é vista como uma pontencial vencedora na sua categoria Diesel. No ano passado Corina liderou a categoria por mais da metade do Rally, só perdendo a ponta no final. Mais uma vez Corina leva seu pai, Martin Neumann, como navegador. “Não tem erro, é a melhor dupla possível”, conta. “Já vi muito marido brigando com mulher, amigos de anos se separando por causa de erros de navegação. Mas com o pai não tem briga”, comenta Corina.
Em entrevista exclusiva à Webventure, às vésperas da viagem à Itália, Santos fala dos sacrifícios de competir sem patrocínio, das condições de vôo de Monte Cucco e faz um balanço da asa no Brasil.
Webventure – 1999 é o ano das mulheres nos Sertões?
Corina Neumann – Não, com certeza ainda não. Ainda somos a minoria esmagadora da prova. O ano das mulheres só vai existir quando nós tivermos um número significativo de mulheres competindo com frequencia no Rally dos Sertoes. A maior parte das meninas entra pela primeira vez na prova e depois não volta. São em geral praticantes de pequenos raids que não estão habituadas com o tranco dos Sertões. A Moara é um bom exemplo de uma que entrou e gostou. Está voltando este ano com toda a vontade. Ajuda muito também o fato de que ela é de uma família com tradição no esporte.
Webventure – Quais as principais dificuldades para as mulheres?
Corina – Eu acredito que o mais difícil seja mesmo ter tempo disponível para parar durante 12 dias em pleno mês de julho. O condicionamento físico também complica bastante. Tem gente que pensa que é fácil, mas são dez dias sentados dentro do carro, voando por cima das pedras, e quase sem dormir.
Webventure – Como está sua preparação para o Rally este ano?
Corina – Vou correr com a mesma Mitsubish L200 que corri no ano passado. Ela foi toda revisada, está prontinha para mais uma prova. Meu objetivo maior é chegar entre os três primeiros lugares da categoria diesel. Vai ser uma briga difícil, principalmente contra o pessoal que vai estar com as L200 Intercooler. Mas acho que tenho boas chances principalmente por causa da minha experiência frente a muitos novatos.
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira
Last modified: julho 9, 1999