Webventure

Corrente: uma cidade norte-americana no Piauí

Com aproximadamente 25 mil habitantes, Corrente é no Piauí uma cidade diferente. Quarto destino dos competidores de cross-country no Rally dos Sertões, Corrente foi chegada ontem dos pilotos e navegadores de regularidade. É um dos municípios que fazem divisa com o Tocantins, bem próxima do nordeste da Bahia.

Corrente foi colonizada por imigrantes norte-americanos, missionários batistas, que chegaram na quente cidade na segunda metade do século passado. Lá, fizeram com que a cidade crescesse e tivesse uma boa infra-estrutura para quem mora no coração no Nordeste.

O Sul do Estado do Piauí é bem diferente do restante do estado, pois os rios caulosos que correm por lá fazem crescer a agricultura e pecuária, principais atividades econômicas da cidade. O Rio Gurguéia, por exemplo, é uma das principais maravilhas naquele sertão, pois banha campos e pastos, além de proporcionar lazer para a comunidade local através de suas cachoeiras.

Estado da Gurguéia – Como curiosidade, Corrente pode ser uma das cidades do Estado da Gurguéia. Isso porque alguns deputados da região trabalham na possibilidade de criar um estado independente, fora do Piauí, levando em consideração o potencial ecológico das cidades, banhadas por grandes rios, inclusive o Gurguéia.

Na cidade ainda são encontradas boas escolas batistas, administradas por pastores, e bom atendimento médico, já que no início da imigração muitos médicos norte-americanos vieram atender na cidade.

Em eventos, a cidade é conhecida em todo o Nordeste pelo seu famoso leilão de gado, que aconteceu por coincidência na semana passada. Para o leilão, a cidade recebe fazendeiros da Bahia, Ceará e outras localidades importantes da região. O carnaval é também muito forte para uma cidade no extremo sul do Piauí. Com o Rally dos Sertões, a cidade volta a ser referência no estado neste semana.

Este texto foi escrito por: Webventure