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Correta instalação e utilização dos faróis auxiliares

Redação Webventure/ Offroad

Iluminação farta com faróis montados no bagageiro (foto: Técnica 4x4)
Iluminação farta com faróis montados no bagageiro (foto: Técnica 4×4)

Os faróis auxiliares são usados basicamente para uma de duas funções: aumentarem o raio de ação dos faróis originais, ou incrementar o visual do jipão. Que eles são úteis no off-road ninguém duvida, mas um pouco de cuidado na hora de instalar estes acessórios vai economizar dor de cabeça com a parte elétrica do veículo e mantê-lo dentro da lei.

Os faróis de neblina devem ser instalados de preferência na altura do pára-choque, colocá-los na parte de baixo pode ser inútil, na abordagem de rampas eles ficam exatamente junto ao ângulo de ataque, sendo os primeiros a se chocarem com o barranco e se partirem em pedaços. A função deles é espalhar um facho de luz próximo ao solo e por isto devem ficar nesta posição.

Para colocar faróis de longo alcance deve-se prever uma posição próxima da altura dos faróis originais do veículo, deixá-los montados no pára-choque não vai ajudar muito, já que precisam alcançar a máxima distância e precisam estar mais altos que os de neblina.

Faróis no bagageiro – Finalmente tem-se a clássica instalação na parte superior do carro, junto com o bagageiro. Seja da dianteira, na traseira ou laterais, ajudam a espalhar a luz com grande eficiência, mas a fiação elétrica deve prever um bom aterramento do bagageiro ou rack, para que toda a instalação tenha um bom contato com o terra geral (negativo da bateria), do veículo.

E falando em instalação, seu eletricista precisa fazer a fiação prevendo sobrecargas na parte elétrica. É aconselhável entregar o serviço para um especialista, ou para a concessionária que lhe vendeu o veículo, pois eles têm condições de realizar uma instalação adequada.

Os faróis drenam muita corrente e necessitam de fiação e chaves comutadoras que correspondam às necessidades do equipamento. Se estas não forem bem dimensionadas podem, literalmente, derreterem, podendo colocar em curto-circuito partes importantes da fiação, ou até provocar um incêndio. O correto é montar as chaves interruptoras de forma que acionem relês que por sua vez alimentarão os faróis. Preveja também a colocação de fusíveis para a máxima proteção do circuito.

Em deslocamentos noturnos, por trilhas fechadas, os faróis auxiliares são grandes aliados, direcionando corretamente cada farol você conseguirá uma grande cobertura em sua dianteira e laterais, o que vai facilitar a visualização da trilha e dos obstáculos que lhe aguardam no meio da noite.

Também é uma boa idéia manter sempre os faróis protegidos por tampas e/ou protetores plásticos, isto evita problemas com a polícia rodoviária quando se está trafegando em ruas ou rodovias, e também salva as lentes dos faróis de pedradas em rodovias e trilhas.

Este texto foi escrito por: João Roberto Gaiotto, especial para o Webventure

Last modified: julho 7, 2005

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