Webventure

Corrida Daventura realiza ação ambiental durante a prova


Competidores encaram cerca de 9 horas de prova (foto: Danilo Sanches)

Costa dos Coqueiros (BA) será a sede da segunda edição da Corrida Daventura, que acontece neste sábado, 13 de setembro, às 9 horas. A prova contará com uma ação que neutralizará as emissões de gás carbônico gerado no decorrer da corrida de aventura. Serão plantadas e monitoradas pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) espécies de árvores nativas.

A corrida é válida pela quinta etapa do Circuito Baiano de Corridas de Aventura, e pelo Ranking Brasileiro de Corridas de Aventura. Durante o percurso, os cerca de 80 participantes da prova passarão pelas praias de Imbassaí e Diogo, além de áreas preservadas de Mata Atlântica, à margem do Rio Pojuca e na Reserva Sapiranga. A previsão é de nove horas de duração de prova.

As equipes serão mistas, divididas em duplas e quartetos. Tiago Mendes, diretor de marketing da Daventura, garante que a prova será repleta de emoções. “Eles percorrerão 65 quilômetros, cheios de desafios, e terão que dominar modalidades como o trekking, moutain bike, canoagem e natação”, contou Mendes.

Durante a primeira edição da competição, a mesma ação foi realizada ao longo da prova. Foram plantadas 300 mudas de espécies nativas no Parque Estadual de Sete Passagens, em Miguel Calmon (BA). “Esse tipo de evento consegue gerar emprego e renda, além de expor temas importantes como o aquecimento global e a valorização das Unidades de Conservação, através da recuperação de áreas degradadas, fundamentais para o meio ambiente”, avaliou Marcos Ferreira, superintendente de Biodiversidade, Florestas e Unidades de Conservação da Sema.

Mais ações – Paralelamente à Corrida Daventura, acontecerão ciclos de palestras nas escolas da região com o tema higiene bucal. “O objetivo é interagir com as comunidades locais, conscientizando a população sobre preservação ambiental”, afirmou Tiago Mendes.

Outra iniciativa sra a qualificação de 30 condutores de visitantes mirins da Reserva de Sapiranga. Os temas abordados serão hospitalidade e qualidade no atendimento, orientação de mapa e bússola, entre outros.

Este texto foi escrito por: Webventure