Instrução de rafting (foto: Samir Souza)
A cidade de Brotas, no interior de São Paulo, foi sede da primeira corrida de aventura mirim do Brasil, realizada ontem.
A prova, organizada pelo Acampamento Peraltas e pela Equipe Atenah, foi disputada por 40 crianças de 11 a 16 anos, todas hospedadas no acampamento. Elas foram divididas em oito equipes mistas, com cinco integrantes cada, e percorreram um trajeto de 14,5 km, divididos em: 6 km de trekking, 7 km de mountain bike e 1,5 km de rafting no rio Jacaré Pepira.
Organização – Os preparativos para a corrida começaram na sexta-feira (11/01), quando as atletas da Atenah, Nora, Shubi e Karina – que participaram do Eco-Challenge 2001,na Nova Zelândia, uma das maiores corridas de aventura do mundo – ministraram uma palestra explicando aos adolescentes todos os detalhes sobre uma corrida de aventura e suas modalidades como trekking, rafting, mountain bike, além de como utilizar os equipamentos como mapas e bússolas. No sábado, as equipes foram dividas e houve um workshop.
A largada aconteceu às 9h30 do domingo, no Peraltas, e chegada foi na agência Brotas Aventura, no centro da cidade, debaixo de muita chuva.
Os adolescentes disputaram a corrida com muita garra, espírito de equipe e, surpreendendo muita gente, ninguém ficou pelo caminho. A corrida foi bastante difícil, com muita lama e mato. Foi a primeira vez que disputamos e por isso foi muito forte, mas foi muito legal!, diz Henrique Castodeli Vidoti, 13 anos, integrante da equipe Ecoterra.
No final, houve um empate técnico na primeira colocação entre as equipes Ecoterra e Lontrinha Radical, porém a Ecoterra foi a primeira a cruzar a linha de chegada, com o tempo de 2h18, quatro minutos à frente da Lontrinha Radical. Em terceiro ficou a equipe Sufoco.
Uma das integrantes da Lontrinha Radical era Lalita Matthies Lopes Teixeira, de 15 anos, filha de Vitor Lopes, capitão da Lontra Radical, equipe mais bem colocada na EMA-Amazônia.
Classificação geral
1º – Ecoterra/ Lontrinha radical
3º – Sufoco
4º – Águia
5º – Ecofive
6º – Equiperaltas
7º – Os guerreiros
8º – Bicho do mato
Este texto foi escrito por: Samir Souza