Cenário da corrida de montanha realizada em Extrema (MG). (foto: Divulgação.)
No último sábado (29/05) a cidade de Extrema, em Minas Gerais, recebeu a 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Corridas de Montanha.
Foram 31 atletas que encararam os desafio de percorrer 23 quilômetros correndo por trilhas sinalizadas por fitas e monitores (Postos de Controle), com diferentes tipos de solo (asfalto, paralelepípedo, terra batida, pasto, pedras, cascalho) e com diversos graus de dificuldade, graças aos aclives e declives (subidas e descidas) naturais em áreas montanhosas.
Dos 23 km iniciais, a prova, para as categorias masculina acima dos 46 anos e feminina, foi finalizada no km 15; para a categoria masculina de 18 a 45 anos no quilômetro 18. O motivo: divergências políticas entre o fazendeiro, que tinha autorizado previamente a passagem da prova em suas terras, com o governo local.
Mas o fato não diminui o brilho do evento e a alegria dos participantes que puderam sentir o gostinho de correr nas montanhas respirando ar puro e vendo uma paisagem deslumbrante.
Segundo Sidnei Moisés Pereira (Equipe Ajaa/cimed, Pedralva), o vencedor da categoria de 18 a 45 anos, a maior diferença de uma corrida urbana para uma corrida rústica é a atenção. A gente tem que deixar de olhar apenas para o chão e de focalizar a sincronia entre passadas e respiração e tem que prestar atenção nas marcações para não errar o trajeto. Com isso, temos a oportunidade de ver a paisagem e as cores da mata enquanto cuidamos para não pisar em falso.
A maratonista Luzia Aluízio de São Paulo, vencedora na categoria feminina, confirmou as palavras de Sydnei e disse mais: Eu me senti muito livre com o frio batendo no meu corpo. Só vim perceber os arranhões quando cheguei na base da prova.
A próxima etapa do Circuito Brasileiro de Corridas de Montanha será em Campos do Jordão, no dia 01 de agosto, nos mesmos moldes da prova de Extrema.
Vencedores
Categoria masculino 18 a 45 anos
1) Sydnei Moisés Pereira – 1h46min (Ajaa/Cimed – Pedralva)
2) Paulo Vitor Linkes – 2h06min (Cruzeiro Sport Club – Itatiba)
3) Otávio Candido de Oliveira – 2h08min (São Paulo)
Categoria masculino acima de 46 anos
1) Mario Sergio de Campos – 2h38min (Bauru)
2) Marcelo de Souza Lima – 2h50min (BTC/CEF – Bauru)
3) Zario Divino Gonçalves – 2h51min (São Paulo)
Categoria Feminino
1) Luzia Aluízio da Silva – 1h51min (Básica – São Paulo)
2) Vilma Ap.Gonçalves – 1h52min (Chiarini- Careaçu)
3) Katia Ignácio – 2h35min (São Paulo)
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: junho 1, 2004