Assim como a Volcano Marathon, a Antartic Ice Marathon & 100 k é organizada pela Global Running Adventures que, além de produzir estas duas corridas, é responsável pela maior maratona de deserto do mundo e pela corrida que acontece no cume do nosso planeta: a do Pólo Norte. Também tem participação na Maratona Desafio Mundial (7 provas, 7 continentes, 7 dias). Um dos diferenciais da Maratona da Antártida é que se o corredor quiser enfrentar uma ultramaratona, ao invés de uma tradicional, ele pode. Há percursos de 42 km e de 100 km nessa corrida.
Participe da Corrida e Caminhada Kolbiana – Noturna!
Para participar da prova o atleta precisa desembolsar a quantia de R$ 53.866,40, mas lembre-se que este preço não corresponde apenas à participação na corrida e sim a seis dias de alojamento em um hotel de luxo, em Punta Arenas, no Chile, estações de ajuda a tripulados, apoio durante a corrida, festa pós-prova, camisetas, medalhas e outras lembranças como fotografia e vídeos profissionais. Se ficou interessado, a edição de 2017 já esta com as inscrições encerradas, mas você pode se preparar para a prova de 2018, que acontecerá no dia 24 de novembro e as inscrições estão abertas.
A aclimatização não é obrigatória para a Maratona Antártida. A corrida ocorre em 700 m do nível do mar para que não haja problemas relacionados à altitude. Um dos desafios principais de uma perspectiva running é o frio. A roupa correta é um elemento essencial.
Sobre a Antártida
Este continente de 14 milhões de km² rodeia o Polo Sul e é cercado pelo Oceano Antártico. Devido ao frio intenso essa região, permanentemente coberta pelo gelo, possui condições desfavoráveis para quase todo meio de vida, porém, vivem ali os pinguins, que procuram seu alimento no mar, focas e também um grande número de baleias. Os ventos são fortíssimos no continente (a velocidade máxima já registrada foi de 192 km/h). Isso faz com que o tempo mude constantemente e muito rápido, embora possua mais de 2/3 da água doce do planeta é um dos locais mais secos do mundo, pois toda a água por lá está congelada.
Este texto foi escrito por: Gabriel Gameiro