Alongamento antes de seguir na bike. (foto: Fernanda Preto / Webventure)
O Ecomotion sofrerá nesta quinta-feira, em seu quinto dia de competição, uma divisão: as equipes que não chegarem ao Posto de Controle 13 até as 14 horas sofrerão o “corte”. Ou seja, vão fazer parte de uma categoria a parte que cumprirá um percurso menor até a chegada. Este tipo de recurso é bastante comum nas provas longas e evita que o evento se prolongue em demasiado, auxiliando também as equipes que estão nas últimas posições a terem a chance de completar a corrida ainda que por outra categoria.
Quem for cortado hoje vai direto para o Posto de Controle 22 (de um total de 25), à frente do Morro do Pai Inácio. Deixarão de fazer o trecho de duck em águas brancas (corredeiras), entrada na gruta da Pratinha, exploração de caverna (na gruta do Lapão) e as técnicas verticais. As equipes de ponta já passaram do PC 16.
Maioria sobrevive – A maior parte das 41 equipes que largaram no domingo continua na prova, o que não é muito comum em longas corridas de aventura. De acordo com o ranking divulgado na manhã de hoje, apenas oito times estão fora da disputa. São eles a Kaiak Natura, CNA on the Rocks, Caverá Mormaii Condor Adventure, Bio Ritmo Interclínicas, Ecoexperience, Qualyfruit Eldorado Rosa dos Ventos, Sequóia e Selva.
Alguns desses times seguem na prova, ainda que estejam desclassificados pela desistência de um integrante. A Selva é uma dessas equipes: ontem, a atleta integrante Andrea Carvalho teve de abandonar (o motivo ainda não foi divulgado), mas os companheiros continuaram. Já a Rosa dos Ventos, que ontem seguia sem um integrante, desistiu por completo.
Mais desgaste – Mesmo os líderes são abatidos pelo desgaste físico e o calor. Ontem, de acordo com a organização, a Hertz Mamelucos precisou de auxílio médico para o capitão José Caputo, que dava sinais de desidratação. Outro que já teve se ser hidratado num Posto de Controle foi Vítor Teixeira, da Mitsubishi Quasar Lontra.
Fotógrafos em ação – Os fotógrafos do Webventure Fernanda Preto, Tom Papp e Theo Ribeiro seguem captando toda a ação neste Ecomotion Pró e as belezas da Chapada Diamantina. Confira nas fotos ao lado e também na galeria de Fotos (link abaixo).
Este texto foi escrito por: Webventure