João Pessoa (PB) – “Quanto pior, melhor!”. Com este grito de guerra os brasilienses da equipe 4×4 largaram para o Desafio Costa do Sol, em João Pessoa, Paraíba. Junto com ela, mais seis equipes estão desde as 9h20 de hoje percorrendo trilhas, caverna e rio e enfrentando a terra seca que predomima no primeiro dia de percurso. Apoiado pela Webventure, o Costa do Sol, é a segunda corrida de aventura organizada no Brasil e a pioneira em exigir auto-suficiência dos participantes: não há equipe de apoio.
A disputa segue até amanhã e ninguém pensa em dormir – serão cerca de 36 horas de atividades. Até as 12h de hoje, o time “Terra de Santa Cruz”, formado por triatletas de Recife, liderava a disputa. A parte da manhã começou com um trekking “leve” no bairro das Indústrias – que, apesar do nome, é caracterizado por muito verde. Duas equipes se perderam.
Um dos momentos mais aguardados pelos atletas veio em seguida: a travessia de uma caverna, a Gruta do Tamanduá. Foram 500m guiados pela luz da lanterna. A equipe cearense “Papa Trilha” se atrasou e só terminou o percurso 40 minutos depois da líder “Terra de Santa Cruz”. nem isso abalou o bom-humor do time. “A caverna é muito linda!”, dizia Emanuel Benning vendo ‘a luz no fim do túnel’.
Alerta – À tarde está previsto o mountain bike e a travessia de um rio, na chamada ‘zona de risco’. “Chamamos assim porque há um horário em que a maré sobe. Hoje será entre 18h e 23h”, explica Edmilson Fonseca, organizador da prova. “Quem chegar no rio neste período terá de atravessá-lo a nado”. À noite acontece o rapel, que promete se estender até a madrugada.
Amanhã acontece mais um trecho de ‘zona de risco’, além do trekking. O Desafio termina com um novo percurso de mountain bike chegando ao Centro Turístico de Tambaú, em João Pessoa.
O 1º Desafio Costa do Sol é realizado pela Neblina Expedições e tem o apoio de Webventure, Outdoor Magazine, Sem Fronteiras, Vila Romana, Academia Moby Dick, Minolta Copiadoras, Governo do Estado da Paraíba, Corpo de Bombeiros, 16º RCMEC, Polícia Militar, GABS (Grupo de Ação em Busca e Salvamento e Prefeituras de João
Pessoa, Conde, Alhandra e Pitimbú.
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira
Last modified: novembro 13, 1999