Webventure

Crescimento da Semana de Vela de Ilhabela preocupa velejadores; Amyr Klink esteve no evento


Semana de Vela 2006 bateu recorde de inscritos (foto: Marco Yamin/ ZDL)

Direto de Ilhabela (SP) – Pelo segundo ano seguido a Semana de Vela de Ilhabela quebrou o recorde de barcos inscritos. Em 2006, um total de 194 veleiros irão passar a semana inteira na ilha, o que traz para a cidade de aproximadamente 25.500 habitantes mais de 1.500 pessoas.

As marinas da região, assim como o Yacht Club de Ilhabela se aproximam da lotação nessa época do ano, o que preocupa os velejadores quanto às próximas edições. “É um evento que vai crescer a cada ano, mas espero que o clube tenha uma marina maior para o ano que vem, e que a prefeitura de Ilhabela pense em uma marina modelo em relação às que temos aqui no Brasil. Estamos muito ruins de instalação náutica”, reclamou o velejador brasileiro Amyr Klink, que veio acompanhar a largada das regatas de ontem com o Parati II.

“Viemos trazer as crianças, alguns amigos e empresas que nos apóiam para participar da largada. Mas não fizemos a regata. O barco é um pouco grande para isso e ia causar alguns estragos”, comentou.

Para o futuro – A direção do Yacht Club de Ilhabela afirmou que as obras para uma nova marina flutuante já eram para ter começado, mas foram adiadas para agosto por causa da Semana de Vela. “O que importa não é quebrar o recorde de inscritos, mas sim fazer um evento bem feito, e sobretudo com melhora no nível no evento”, explicou José Nolasco, diretor de vela do Yacht Club.

“Esse é o último ano que estamos fazendo a Semana de Vela com essa estrutura no Yacht Club. A nova marina tem 130 vagas vendidas. E também o quebra-mar da marina servirá de atracadouro na parte interna, além disso, as poitas vão continuar. Então, devemos aumentar sensivelmente a nossa estrutura aqui”, concluiu.

Este texto foi escrito por: Daniel Costa