Diretrizes para proteção do meio ambiente foram discutidas (foto: Divulgação)
Em busca de um padrão para realizar a escalada no Complexo da Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí (SP), a Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo (FEMESP) apresentou um documento com normas para diminuir o impacto ambiental na região. As propostas foram debatidas durante o Seminário sobre Montanhismo de Mínimo Impacto no Complexo do Baú, que duraram três meses.
As recomendações (disponíveis no www.femesp.org) são direcionadas para a preservação da biodiversidade das paredes rochosas, assim como da vegetação da região. Para isso, as condutas de escaladas do documento chamam atenção para o estilo de conquistas, manter as características e o grau de comprometimento da escalada, e também relacionados à abertura de novas vias.
Além do meio-ambiente, a preocupação nos debates também levou em conta a melhoria da qualidade e da segurança das vias de escalada no local. Com a setorização das montanhas Bauzinho, Pedra do Baú e Ana Chata, foi possível definir recomendações para a escalada, regrampeação de vias e novas conquistas.
Este texto foi escrito por: Webventure