Webventure

Crianças em passeios Off-road


Segurança em primeiro lugar recomenda Gaiotto (foto: Técnica 4×4)

Todo final de semana em algum lugar do Brasil tem gente se preparando para sua habitual aventura e fuga da cidade. No meio da arrumação toda, os filhos menores estão lá para ajudar a preparar tudo sempre com grande excitação e expectativa. Em nosso Curso Off-Road Dpaschoal, os alunos chegam no domingo trazendo seus pimpolhos à tiracolo, para a dose semanal de off-road. Mas para que tudo seja divertido é importante tomar alguns cuidados para que a viagem seja tranqüila e agradável.

A segurança em primeiro lugar. É comum se ver jipes mais antigos sem cintos de segurança para adultos e menos ainda para as crianças. O equipamento precisa estar ajustado para os menores, pois um tombamento em trilha, coisa não tão rara como se pensa, pode ter resultado dramático se um pequeno cair do veículo por estar sem proteção. Muitas vezes um salto inesperado pode provocar a batida da cabeça no Santo Antônio ou no teto, o que pode resultar em traumas ao crânio e à coluna. Uma freada brusca no meio da trilha pode jogar para frente quem estiver sentado no banco traseiro com risco de se ferir no impacto.

A bagagem deve ter repelentes contra-insetos, protetor solar, chapéu ou boné para se proteger do sol forte, um estojo de primeiros socorros, alimentos de fácil preparação, água, sucos e refrigerantes. Em matéria de roupas evite os trajes camuflados, pois será mais fácil achar a criançada no meio do mato se estiverem usando roupas coloridas.

Vestimenta – Os calçados devem oferecer proteção contra torção do tornozelo e principalmente contra animais que habitam a floresta e campos como as cobras, os escorpiões e as aranhas. Vejo com certo horror crianças descalças, com sandálias abertas ou tênis impróprios para se andar na floresta, em lama ou em pedras escorregadias. Calças compridas são preferíveis às bermudas, pois protegem contra arranhões, picadas de insetos e podem dar uma proteção extra contra picadas de cobras. Não se esqueça de mudas de roupas, trajes de banho e capas de chuva ou anorak.

Durante resgates off-road mantenha as crianças distantes, cintas e cabos de aço esticados não são brinquedos que mereçam atenção dos pequenos. Eles devem se afastar e assistir de camarote. Em competições de final de semana também vemos crianças ajudando os pais em navegação e no trabalho como zequinhas. Normalmente, em função das regras das provas, eles estão com a proteção adequada, mas nunca exiga mais do que eles podem dar em termos de esforço físico.

Driblando a monotonia – Em deslocamentos longos e expedições preveja paradas adicionais para descanso. Isto diminui a monotonia da viagem para as crianças o que melhora o clima dentro do carro. Escolha postos de abastecimento e restaurantes movimentados e evite lugares abandonados. Mantenha sempre em uma caixa térmica ou uma geladeira elétrica, bebidas, frutas e petiscos para a criançada ter o que beliscar durante a jornada.

Levar os pequenos para experiências ao ar livre dá a eles uma alternativa saudável de existência, tirando-os do stress da cidade, levando-os para longe da tela da TV com seus programas alienantes e os videogames violentos, mostrando a natureza e a vida natural por vezes difícil de ser notada em grandes centros. É sempre uma lição de vida!

Este texto foi escrito por: João Roberto Gaiotto, especial para o Webventure