Foto: Pixabay

Crianças se divertem enfrentando os desafios da escalada

Redação Webventure/ Montanhismo

Adernalina  esporte e diversão atraem crianças para escalada (foto: Débora de Cássia)
Adernalina esporte e diversão atraem crianças para escalada (foto: Débora de Cássia)

Elas chegam animadas, segurando bonecas e mochilas coloridas. O primeiro pedido, logo no balcão, é inusitado. “Oi tia, eu quero aquela maionese!” Na verdade, o que Isabella Paes de Almeida Nina Duarte de sete anos quer é uma bolsinha com pó de magnésio, utilizado na prática da escalada. Ao lado dos primos Andréa Mazzotti Paes de Almeida, de seis anos e Marcelo Mazzotti Paes de Almeida, de dez anos, Isa se prepara para uma brincadeira diferente que já faz parte de sua vida, embora seja uma novidade para a maioria das crianças: a escalada indoor.

Para estas crianças, ir a uma academia de escalada é uma maneira de aliar o esporte a muita diversão. Observando com atenção, é possível perceber que elas estão brincando de conhecer novas possibilidades, se divertindo com o desafio da gravidade. Medo? “Eu só senti medo nas duas primeiras vezes, achava que ia cair. Agora não sinto mais”, conta Marcelo, de dez anos, que começou a escalar aos sete.

A idéia de levar as crianças para uma academia de escalada foi de José Augusto Paes de Almeida, tio dos pequenos. José sempre praticou esportes e escala há 15 anos. “Acho que este esporte é muito importante para a formação da criança. Ela aprende a se observar, a observar o outro e também a ter mais confiança, em si e nas pessoas.”

Crescendo na aventura – Concentrado, com ar sério e muita vontade, Marcelo mostra ter um grande potencial ao escalar as vias do ginásio. “Está no sangue, acho que ele pode se transformar num ótimo atleta se continuar treinando” comenta o tio, orgulhoso.

O garoto também se sente animado e espera melhorar mais depois de ganhar alguns centímetros. “Acho que quando eu crescer vai ficar mais fácil para alcançar algumas agarras”, explica.

Ginásio de brincadeiras – Subir pelas paredes, porém, não é a única atividade apreciada por esses pequenos escaladores. Com todas as suas cores e tranqüilidade, um ambiente que se difere do que é conhecido da maioria das crianças em cidades grandes como São Paulo ou Rio de Janeiro, diversão é a palavra chave.

Elas correm, pulam, penduram-se nas cordas. As meninas encontram até um jeito de brincar de boneca, enquanto alguns marmanjos testam a habilidade nas vias.

Para Carmem Paes de Almeida Nina Duarte, mãe de Isabella, este tipo de ambiente ajuda principalemente na parte social. “Eu percebo que as crianças ficam mais soltas quando vêm para cá. Elas se comunicam com todo mundo, conversam, não sentem vergonha. Acho que elas ficaram mais desinibidas depois que começaram a escalar”, conta.

Além do desinibir, Ok Joo Park , uma das sócias da Crux escalada, aponta outras vantagens para a prática do esporte pelas crianças. “Quando a criança pratica escalada, está trabalhando um conjunto de músculos, não apenas um deles. Além disso, acaba desenvolvendo a concentração, a inteligência e o contato com o próprio corpo.” Para Isabella, Andréa e Marcelo, porém, a principal vantagem pode ser resumida a uma frase: “escalar é muito divertido!”.

Serviço – Os pais que quiserem levar seus filhos para praticar escalada terão 50% de desconto na diária e no aluguel do equipamento na Crux Escalada Esportiva até o dia 15 de outubro. O telefone para maiores informações é o (011) 3965-9518.

Este texto foi escrito por: Débora de Cássia

Last modified: outubro 11, 2000

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure