Cuattrin tem chances de ser campeão em todas as disputas individuais. (foto: Valdir Machado)
Nos dias 9, 10 e 11 de dezembro acontecerá o Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade na Colômbia, na cidade de Paipas, a 200 km de Bogotá.
O Brasil participará da disputa, e um dos grandes nomes no evento é Sebastian Cuattrin, que tem chances de faturar o ouro em todas as provas individuais que participará, além de ajudar o Brasil a tentar faturar o título por equipe.
Cuattrin é um dos favoritos na remada individual, no K1 200, 500 e 1.000 metros, e ajudará a seleção no k4, 200, 500 e 1.000m. Vale lembrar que o competidor de 32 anos, que se prepara para os Jogos Pan-americanos do Rio, e a sua quinta participação olímpica, em Pequim, já faturou 15 medalhas de ouro, entre 1990 e 2000.
Estou muito bem preparado e tenho chances de conseguir medalhas em todas as provas, mas o principal objetivo é ajudar a faturar o título por equipes para o Brasil, o que não acontece há vários anos. Para isso, temos de conquistar o maior número de vitórias e derrotar os atuais campeões, os argentinos, disse Cuattrin, que ironicamente nasceu na Argentina, em Rosário, mas é naturalizado brasileiro.
Sou brasileiro com muito orgulho e defendo o meu país com raça, afirmou o atleta. Depois do Sul-americano, ele segue para o Rio de Janeiro, para a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico 2005, como melhor atleta da canoagem de velocidade do ano, feita pelo Comitê Olímpico Brasileiro.
Com o compromisso na Colômbia, Sebastian será o desfalque na prova internacional Rio Vaa 2005 de canoas havaianas, no Rio de Janeiro. O competidor é o atual campeão da disputa na prova individual.
Com mais de 100 títulos nacionais conquistados na carreira, Sebastian Cuattrin é especialista na canoagem velocidade e foi o responsável pelas primeiras conquistas da modalidade do país em competições internacionais.
Em 92, classificou um barco brasileiro pela primeira vez às Olimpíadas, para os Jogos de Barcelona. Também foi o primeiro brasileiro a entrar em uma final olímpica na canoagem, quando ficou em 8º lugar em Atlanta-96.
Da mesma forma, foi o primeiro canoísta do país a ganhar uma medalha em uma etapa da Copa do Mundo de canoagem, em 98. Em reconhecimento às suas conquistas, e aos serviços prestados à canoagem brasileira, Cuattrin teve a honra de carregar a tocha olímpica em sua passagem pelo Rio de Janeiro, no dia 13 de junho de 2004.
Este texto foi escrito por: Webventure