Direto de Guararema (SP) – A previsão deve passar dos 30ºC desde a largada para a primeira etapa do Adventure Camp, na cidade de Guararema. A organização do Adventure Camp fez questão de chamar Dr. Clemar durante o briefing para alertar os riscos que o calor pode trazer durante a prova.
O primeiro alerta feito pelo chefe da equipe médica foi relacionado a hipertermia e seus sintomas. Todos se lembram daquela atleta na chegada das Olimpíadas após a maratona, extremamente cansada. Aquilo é a hipetermia, a falência motora, física e mental. E pode acontecer em qualquer momento. As situações mais graves que encontrei em provas foram de calor extremo, relembrou Clemar.
Dicas como envolver o camelback em papel alumínio e em caso de desgaste, parar. É preciso saber o seu limite e que o restante da equipe saiba respeitar. Sobre a água, não adianta matar a sede e tomar uma água que está morna. É preciso baixar a temperatura corporal, explicou novamente.
Segurança – O bombeiro Renato Natale também deu suas dicas de segurança, principalmente nas pernas de canoagem, onde há risco de incidentes. Usar sempre o material que é verificado na inspeção, como o apito, que precisa estar em mãos. E também deixar sempre ajustado o capacete, colete. E o legal é sempre verificar o dos colegas, observou.
Este texto foi escrito por: Bruna Didario