Prova faz parte da festa de aniversário de Curitiba (foto: Divulgação)
Curitiba quer comemorar os seus 316 anos em grande estilo. A prefeitura da capital paranaense está preparando um mês inteiro de festas nos bairros e inauguração de grandes obras. O domingo, dia 29, será marcado por uma festa popular no Parque Barigui, com bolo gigante, atrações culturais, esportivas e recreativas. A grande novidade no calendário das festividades será um rally de jipes, com equipes formadas por jipeiros e pessoas com deficiência.
O 1º Rally da Inclusão está sendo organizado pelo Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC), em parceria com a Universidade Livre para Eficiência Humana (Unilehu), com a Fundação de Ação Social (FAS) e com o Jeep Clube de Curitiba. O passeio deve beneficiar cerca de 100 deficientes de mais de 60 entidades. Os participantes receberão kit com camiseta, adesivo e lanche.
A largada do 1º Rally da Inclusão acontece às 8h30 deste domingo, no Parque Barigui. Com um percurso de 35 km, o passeio terá duração de aproximadamente 1 hora e meia. A prova, no entanto, não é totalmente nova para os amantes de off-road. A coordenadora de eventos e parcerias do IPCC, Carlise Kwiatkowski, explica que este mesmo projeto vem sendo desenvolvido há três anos pelo Jeep Clube de Ribeirão Pires.
Eles nos apresentaram o projeto e compramos a idéia. Uma das pessoas que participou do rally em Ribeirão Pires contou que enxergou a trilha pelos olhos do piloto. Isso nos motiva a trabalhar por estas pessoas com necessidades especiais. Mais do que provar que elas são capazes, além de promover a acessibilidade a eventos esportivos, queremos dar a oportunidade de elas sentirem a emoção e a adrenalina de um rally, disse Kwiatkowski.
Para a coordenadora, ser portador de uma deficiência não é motivo para ser excluído da sociedade e do esporte. São pessoas que apresentam alguma dificuldade, mas quem de nós não tem deficiências. Este será apenas o primeiro rally, já que a intenção é inserir o evento no calendário oficial das comemorações do aniversário da cidade, concluiu a coordenadora do IPCC.
De acordo com a organização, a expectativa é de que o comboio do 1º Rally da Inclusão seja formado por mais de 50 jipes de associados do Jeep Clube de Curitiba. Estamos entusiasmados para o evento. Nosso clube é uma entidade de utilidade pública. Além de cumprir com a nossa obrigação de cunho social, a satisfação e a gratificação são grandes sempre que participarmos de eventos dessa natureza. Muitos jipeiros já confirmaram que estarão neste rally de solidariedade, no entanto ainda não temos um número definido de participantes, explicou Sali Vercesi, presidente do Jeep Clube de Curitiba.
Este texto foi escrito por: Webventure