Webventure

Curso de Busca e Salvamento em atividades de Aventura na Serra dos Órgãos


Serra dos Órgãos (foto: Arquivo Pisa Trekking)

Em uma iniciativa da Associação Brasileira das Empresas do Turismo de Aventura (Abeta), será realizado um curso de Busca e Salvamento em atividades de aventura. A empresa Grade 6, especializada em diversos segmentos de aventura e dirigida pelo montanhista Rodrigo Raineri, irá ministrar o curso, voltado apenas para coordenadores dos Grupos Voluntários de Busca e Salvamento (GVBS).

O curso acontecerá dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, na região serrana do Rio de Janeiro, próximo da cidade de Teresópolis. “Como será voltado apenas para os coordenadores do GVBS, esse curso será mais teórico. Iremos passar dicas de como levantar recursos, como proceder burocraticamente na hora do resgate, entre outros detalhes”, adiantou Raineri. “Teremos também algumas simulações de resgate no Parnaso”, completou.

Após essa primeira fase, a Abeta, por meio do Programa Aventura Segura, irá espalhar o curso nos pólos em que os GVBS forem criados. “Esse sim serão bem mais práticos. A Grade 6 está contratando profissionais para ministrarem esses cursos em diversos locais do país”, contou o montanhista.

Neste primeiro evento da Serra dos Órgãos, estarão presentes, além dos coordenadores de GVBS, representantes do Ministério do Turismo, representantes da Defesa Civil e agentes dos próprio Parque Nacional. Entre os assuntos abordados, estão o funcionamento do Sistema Nacional de Defesa Civil, a importância do processo de gerenciamento de riscos, fundamentos e fases de operação de busca e salvamento, prevenção de acidentes, captação de recursos e questões jurídicas.

GVBS – Atualmente cinco pólos turísticos apoiados pelo Programa Aventura Segura já têm os grupos montados: Serra do Cipó (MG), Bonito (MS), Vale do Alto Ribeira (SP), Fortaleza (CE) e Serra dos Órgãos (RJ)

  • Saiba mais sobre a Serra dos Órgãos no Destino Aventura

    Este texto foi escrito por: Daniel Costa