Crianças do projeto Clube-Escola de Vela (foto: Divulgação)
Com o intuito de tornar a vela popular, a Pranáutica (Associação de Ensino e Práticas Náuticas) inicia o projeto Clube-Escola de Vela. Crianças e jovens das regiões mais carentes de São Paulo poderão aprender técnicas de velejar até montar um barco.
Realizado na represa de Guarapiranga, o curso pretende atender 160 crianças e oito portadores de necessidades especiais entre 10 e 16 anos. O projeto é gratuito e tem a duração de um ano, com aulas de duas ou três vezes por semana com duração de até quatro horas.
Entre as atividades realizadas, os jovens aprenderão a montar barcos, velejar em todas as direções, manusear a vela e o leme, realizar manobras e rebocar e aprender sobre a história do esporte. Junto com a prática do esporte, o projeto irá oferecer lanches, uniformes, materiais e acompanhamento dos estudos das crianças.
Além do apoio ao esporte, a conscientização social é um ponto forte do Clube-Escola de Vela. Uma série de palestras estão programadas com os temas que variam entre ecologia, combate às drogas, AIDS e doação de sangue.
Turmas – As aulas das turmas que ainda estão disponíveis acontecem de terças e quintas, das 8h às 11h (alunos de 10 a 12 anos); segundas, quartas e sextas, das 14h às 17h (alunos de 13 a 16 anos). Há cinco vagas para o curso de iniciação à vela, com duração de 12 horas.
As inscrições e informações podem ser obtidas no CDC Iatismo, localizado à Avenida Robert Kennedy, 5300, em Interlagos. O telefone para contato é o (11) 5543-1345.
Este texto foi escrito por: Webventure