Turistas praticam rafting (foto: Dilvugação / Alaya)
Direto da Adventure Sports Fair – A operadora de aventura, Alaya Expedições, está lançando o Curso Profissionalizante em Atividades de Natureza e Aventura durante a oitava edição da Adventure Sports Fair, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP).
Segundo a coordenadora do projeto Centro de Formação da Alaya, Elisa Rossignoli, a atividade foi criada para suprir a necessidade do mercado. Faltam profissionais qualificados e o mercado começou a exigir mão-de-obra mais preparada, diz.
O curso integrará teoria e prática e será dividido em dois módulos: Condutor Monitor e Condutor Instrutor. Ambas as partes terão 50 horas, serão desenvolvidas em cinco semanas e todos os alunos deverão fazer um estágio não-renumerado de dois meses na Alaya. Além disso, a atividade foi criada sob as normas da ABNT para Turismo de Aventura e a partir de práticas internacionais. O valor do curso ainda não foi definido pela operadora.
Para Elisa, uma das grandes vantagens do curso é a possibilidade de ser fragmentado. Os alunos que não quiserem ser condutores completos podem optar pelo monitoramento em Mínimo Impacto, Águas Brancas ou Técnicas Verticais, esclarece.
Questionada sobre o mercado de trabalho pós-aulas, a coordenadora explica que as atividades de natureza e aventura tendem a crescer. Atualmente, um instrutor de rafting recebe aproximadamente R$ 700 por mês. No entanto, o mercado está expandindo, afirma.
O processo seletivo para o curso se iniciará em dezembro. Os interessados passarão por um teste escrito e uma entrevista. Todos os concorrentes deverão ter mais de 18 anos e possuir o ensino médio completo. As aulas se iniciarão em 5 de março de 2007 e acontecerão em Brotas, município localizado a 242 km da capital paulista. Para mais informações sobre o Curso Profissionalizante em Atividades de Natureza e Aventura, acesse www.alaya.com.br.
A feira – A Adventure Sports Fair irá até domingo (27). Hoje, a feira funcionará até as 22h. No domingo, abrirá às 10h e se encerrará às 20h. A entrada custa R$ 15 e dá direto à Running Show.
Este texto foi escrito por: Debora de Lucas