Foto: Pixabay

Cusi 5 é fita azul na Regata Eldorado Alcatrazes; Veleiros S40 são destaque na Semana de Vela

Redação Webventure/ Vela

S40 são destaque na regata (foto: Carlos Borlenghi/ Rolex)
S40 são destaque na regata (foto: Carlos Borlenghi/ Rolex)

A Rolex Ilhabela Sailing Week, a Semana de Vela de Ilhabela, começou com uma nova emoção na prova. Os veleiros S40, nova flotilha que faz parte da competição neste ano, dominou a Regata Eldorado Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, que abriu neste domingo (4) as competições. O fita-azul foi o argentino Cusi 5, de Jose Estevez, que completou os 101 quilômetros com 6h12min29, e estabeleceu o novo recorde da regata, que era do também argentino Fortuna III, desde 2005, com 6h53min27.

Torben Grael estreou no Mitsubishi Motors/ Gol com a segunda colocação do barco de Eduardo Souza Ramos, com 6h14min08s, seguido do também argentino Patagonia, de Norberto Alvarez, com 6h15min57, ambos também S40.

“É impressionante o equilíbrio desta classe”, comemorou José Estevez, que comanda o veleiro desde novembro. “Nós, o Mitsubishi e o Patagonia ficamos nos revezando na ponta apenas por questões táticas. “Até cruzarmos a linha de chegada não tínhamos a certeza da vitória.”

As condições do tempo também colaboraram para o bom desempenho das equipes, que encontraram ventos de 17 nós após a largada com tempo encoberto e ventos entre 6 e 9 nós.

Torben, que terminou os nove meses de volta ao mundo, brincou com o fato desta regata ser considerada longa na competição. “Regatas longas podem ser muito relativas”, brincou o velejador. “Aqui a festa é muito legal e estou acostumado com a função de tático”, disse.

O comandante Eduardo Souza Ramos também comemorou o desempenho do barco. “O dia foi espetacular para os S40. Tivemos um longo trecho de vento de través até Alcatrazes, o que nos ajudou bastante. Chegamos a 17 nós de velocidade e conseguimos abrir bastante do restante da flotilha”, lembrou. “Nosso objetivo era ganhar pelo menos de um argentino e chegamos à frente do Patagônia”, comemorou.

Sobre Torben Grael em sua equipe, Eduardo brincou que ele deu a voz de comando durante a disputa. “Temos muito o que aprender com ele. Acho que esta foi a regata que fiquei mais mudo em toda a minha vida”, disse Souza Ramos, que gostou principalmente das planagens do barcos nas ondas.

O Campeão – No tempo corrigido, a vitória ficou com o Touché/Safra, de Ernesto Breda, considerado o grande favorito da classe. “Não concordo com esse favoritismo todo. Temos grandes adversários e conquistas anteriores não garantem novas vitórias”, completou o comandante, referindo-se aos títulos do Circuito de Vela Oceânica da Ilha de Santa Catarina e da Búzios Sailing Week.

Na HPE25, que reuniu 19 barcos, a vitória foi de Euphoria, do comandante Miguel Verdier. O Bamberg/Semp Toshiba, de tripulação feminina, ficou em quarto lugar. “Velejamos muito bem e o quarto lugar foi excelente”, comemorou Adriana Kostiw, medalhista pan-americana e atleta olímpica em Atenas.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: julho 6, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure