Direto de Belo Horizonte (MG) – A chuva atrapalhou os planos do Rally Terra Brasil em Minas Gerais. A frente fria que chegou nesta quarta-feira na capital mineira fez com que a organização cancelasse a largada promocional que aconteceria na Praça da Liberdade, no centro da cidade.
As equipes se reuniram às sete e meia da noite no hotel Ouro Minas para o briefing, no qual a organização fez uma série de alertas para a planilha quanto a trechos que podem estar comprometidos depois do dia inteiro de chuva. O levantamento do percurso foi todo feito com piso seco. Algumas partes ainda precisam ser revistas pela direção de prova, que vai avisar pilotos e navegadores antes da largada, que acontece amanhã (26/05) no início da manhã, caso ocorra mais alguma mudança. A segunda especial foi cancelada para os caminhões
O primeiro dia de prova será entre as montanhas no caminho de Diamantina, onde será o final das três especiais programadas para a quinta-feira. “Será um verdadeiro cross-country, teremos todos os tipos de terreno, terra batida, cascalho, lama e até um pouco de asfalto”, disse Dionísio Malheiro, organizador da prova. “É uma prova que pode ser perdida no último quilômetro”, disse o diretor de prova Fernando Bentivoglio.
Surpresas – Ele também avisou os pilotos de moto quanto ao risco de surpresas na trilha. “A planilha foi levantada no seco. Provavelmente vocês irão enfrentar condições novas e terão que se adaptar a elas”, alertou. Alguns trechos irão passar pela antiga Estrada Real, feita de pedregulhos arredondados de granito, que permitem altas velocidades quando secos, mas são muito escorregadios no molhado.
A última especial do dia será maratona, na qual os carros não poderão receber apoio nenhum, nem dos próprios pilotos e navegadores. Ajustes, troca de pneu e consertos em geral só poderão ser feitos ao final da primeira especial de sexta-feira.
As trilhas serão predominantemente em montanhas, com trechos travados e sinuosos intercalados com outros de alta. A navegação irá trabalhar bastante para não errar o caminho com tantas referências na planilha enquanto os pilotos vão suar para manter o carro na pista.
É exatamente a mudança de terreno, aliado às chuvas, que mais preocupam as equipes. Edu Piano, da equipe Chevrolet, será o primeiro a largar e não gostou muito da posição. “Na verdade eu detestei. Não sei como será amanhã, se estará chovendo ou não, ainda tiveram algumas alterações na planilha, vou ter que descobrir tudo na hora”, disse.
Como não houve prólogo nessa prova, largada ficou a critério da organização, que decidiu fazer um sorteio dentro de cada categoria. A Protótipos teve prioridade, depois a Super Production e, por fim, a Production. “Esse é um problema que poderemos ter campeonato todo [provas sem prólogo], então eu já quero decidir com as equipes que modelo iremos usar”, disse o comissário da CBA Ricardo Costa. Serão 26 carros na disputa. Os cinco caminhões presentes irão largar pela ordem do campeonato.
Confira os cinco primeiros a largar nesta quinta-feira:
1 – Edu Piano/Rogério Almeida, Chevrolet
2 – Marlon Koerich/Joseane Koerich, Chevrolet
3 – Klever Kolberg/Luis Carlos Palú, Petrobras Lubrax
4 – Maurício Neves/Edgar Fabre, Mitsubishi
5 – Ingo Hoffmann/Lourival Roldan, Mitsubishi
Este texto foi escrito por: Daniel Costa
Last modified: maio 25, 2005