Um cybercafé deve ser inaugurado em março deste ano, na geleira Khumbu, a 5.300 metros do nível do mar, na região do Everest. A idéia de abrir este ponto nos arredores da maior montanha do mundo é de Tsering Gyaltsen Sherpa, de 32 anos, neto do sherpa Tenzing Norgat que, ao lado do inglês Edmund Hillary, foi o primeiro a chegar ao cume do Everest. O feito da dupla completa 50 anos agora em 2003.
O preço do serviço deverá ser de 660 libras esterlinas para usar o transmissor que será instalado em um declive 300 metros mais alto do que o campo. O dinheiro vai servir para comprar equipamento para o Comitê de controle de poluição de Sagarmatha, uma equipe que limpa anualmente o Monte Everest, retirando o lixo que os alpinistas deixam.
Um cybercafé que existia em Namche Bazar foi destruído em junho de 2001 quando maoistas rebeldes destruíram o transmissor. Na montanha, hoje em dia, o acesso à Internet normalmente é reservado às grandes expedições – comerciais ou não – munidas de seus próprios equipamentos, como telefone via satélite.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: janeiro 30, 2003