Cyril Despres é o atual campeão do Rally Dakar (foto: Marcelo Maragni)
Os principais pilotos de rali da atualidade, o francês Cyril Despres e o espanhol Marc Coma realizaram os últimos testes em suas motos antes da largada do Rally Dakar, marcada para este sábado (1).
O francês e o espanhol podem ser considerados imbatíveis no Rally Dakar, pelo menos até este ano. Isso porque os dois conquistaram o título nos cinco último anos. Em 2005, 2007 e 2010 foi para Despres e em 2006 e 2009 para Coma.
Nas proximidades de Buenos Aires, eles percorreram uma região com solo tipo fech-fech, um tipo de areia fina que levanta muita poeira, similar a um talco. No noroeste da Argentina, esse será o tipo de terreno que os pilotos encontrarão.
Este local é perfeito para treinar antes do Dakar. Minha estratégia para vencer este ano é a de sempre: pensar apenas na minha corrida, evitando problemas e acidentes. Vai ser um rali muito duro e muito aberto, devido às novas regras na categoria Motos, disse Coma, que em setembro de 2010 venceu o Rally dos Sertões.
O fech-fech é muito temido pelos competidores levantam nuvens de poeira e tiram a visão de quem vem atrás, escondendo irregularidades no terreno e dificultando a navegação.
Briga sadia – Embora ambos estejam na mesma equipe, a Red Bull KTM, cada um tem sua própria estratégia. Tanto que no treino em Buenos Aires, os boxes de cada piloto estavam a cerca de 200 metros de distância. Eles tem os segredos deles e nós temos os nossos, comentou Cyril, atual campeão do Dakar. “Sei que Marc virá forte novamente este ano, não há dúvidas. Mas cada Dakar sempre é para mim uma nova oportunidade para triunfar, completa.
Este texto foi escrito por: Webventure