Despres ficou em situação difícil com a punição (foto: Marcelo Maragni)
A disputa estava emocionante e acirrada nas motos, mas uma punição determinada pela organização do Rally Dakar deve mudar todo o panorama da competição na categoria. Ainda na noite da última quarta-feira (5), após a quarta etapa do rali, o francês Cyril Despres foi punido em dez minutos, o que fez do espanhol Marc Coma o líder isolado na classificação geral.
O equilíbrio entre os dois pilotos era tanto até o momento que somente dois segundos o separavam. Coma virou líder no geral ao vencer a quarta especial, que saiu de San San Salvador de Jujuy, na Argentina, e chegou a Calama, no Chile. Despres, atual campeão, perdeu então os poucos de segundos que tinha de vantagem para o espanhol.
O francês foi punido por não passar em um dos pontos obrigatórios da etapa, ainda no início da quarta especial. O piloto havia sido apenas 16 segundos mais lento que Coma, chegando em segundo. Com a punição, porém, ele caiu para nono na etapa, enquanto o chileno Francisco Lopez Contardo passou para o segundo lugar.
Agora, a classificação geral das motos tem Coma com 10min02 de vantagem para Despres. Mesmo com a dura punição, o francês ainda é o vice-líder com sobra. Lopez Contardo, terceiro colocado, aparece 20min12 atrás de Coma. Os brasileiros Zé Hélio e Jean Azevedo estão na oitava e 17ª posições, respectivamente.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: janeiro 6, 2011