Foto: Pixabay

Da França ao Egito: um raio-X do Dakar 2003

Redação Webventure/ Offroad

Edição 2003 vai de 1º a 19 de janeiro. (foto: Arquivo Equipe Petrobras Lubrax)
Edição 2003 vai de 1º a 19 de janeiro. (foto: Arquivo Equipe Petrobras Lubrax)

Com seus vários apelidos – “o mais difícil do mundo”, “rali da morte”, entre outros – o Rally Paris-Dakar está completando 25 anos. Na edição 2003, não fará juz ao seu nome: ao invés de Paris, tem largada em Marselha, na França; e não chegará à cidade litorânea que é capital do Senegal, mas a uma cidade do Egito de nome complicado: Sharm-el-Sheikh. A prova transcorre de 1º a 19 de janeiro, mais uma vez com cobertura do Webventure e Equipe Petrobras Lubrax direto da Europa e África (acompanhe agora).

O nome oficial da nova edição é Telefônica – Dakar 2003. No total serão 8.552 km divididos em 17 etapas, três na Europa e o restante em solo africano. Nesta segunda fase, a Tunísia receberá três etapas; a Líbia, cinco; e o Egito, seis, entre elas o dia de descanso (13 de janeiro).

O primeiro dia do ano é dedicado ao prólogo de 1 quilômetro entre Marselha e Narbonne. No dia seguinte, acontece a primeira especial. Em 4 de janeiro, se realiza o deslocamento de navio para a África e a próxima especial será no dia 5.

Muito chão pela frente – O trecho cronometrado mais longo que os pilotos e navegadores vão enfrentar será na sétima etapa de 584 km, entre Ghadames – Ghat, na Líbia. Há ainda outras três especiais que ultrapassam os 500 km.

A etapa mais longa – somando-se trecho cronometrado e deslocamentos – vai ser a penúltima, entre Abu Rish e Sharm el Sheikh, no Egito. Serão 828 km, algo como uma viagem de ida e volta de São Paulo a Curitiba ou a exata distância de Belo Horizonte a Goiânia. Em outros dois dias se vai rodar mais do que 700 km (etapas 8 e 14).

Verde-amarelo – O Brasil vai ser representado por uma única equipe, a Petrobras Lubrax, em sua 17ª participação consecutiva. Klever Kolberg e Lourival Roldan formam a dupla que vai competir em Carros, na categoria Super Production, onde estão os nomes mais famosos do Dakar, como Jean-Louis Schlesser. Os brasileiros estarão a bordo de um Mitsubishi Pajero Full.

No ano passado, Klever competiu na categoria Super Production para carros a diesel e foi o vice-campeão; na Geral de Carros, ficou em oitavo, um resultado histórico para o Brasil. Em suas 17 participações no Dakar, o piloto foi campeão por categoria em 1993, na Motos Marathon.

Nas Motos, Jean Azevedo vai andar de KTM LC4 660 Rally e está na categoria Production, onde foi campeão em 1997. E seu irmão André Azevedo, acompanhado dos thecos Tomás Tomecek e Mira Martinec, compete em Caminhões com um modelo Tatra e é um dos favoritos a conquistar o título. Em 1991, ele foi o campeão em Motos Marathon.

Atuais campeões – Em 2002, com 318 veículos e mais de 10 mil quilômetros rodados, Hiroshi Masuoka e Pascal Maimon foram os primeiros colocados na Geral de Carros. Em motos, pelo segundo ano consecutivo o título ficou com o italiano Fabrizio Meoni. E nos Caminhões, melhor para o russo Vladimir Tchaguine. Agora, em 2003, 356 veículos estão inscritos: 128 carros, 165 motos (49 quadriciclos) e 49 caminhões.


Etapa 1: Marselha-Narbonne (FRA)
01/01/2003
Prólogo: 1 km
Deslocamento: 290 km
Total: 291 km

Etapa 2: Narbonne (FRA) – Castellón (ESP)
02/01
Deslocamento: 21 km
Especial: 43 km
Deslocamento: 510 km
Total: 574 km

Etapa 3: Castellón – Valencia (ESP)
03/01
Deslocamento: 5 km
Especial: 8 km
Deslocamento: 82 km
Total: 95 km

Transferência marítima para África
04/01

Etapa 4: Tunis-Tozeus (TUN)
05/01
Deslocamento: 89 km
Especial: 25 km
Deslocamento: 349 km
Total: 463 km

Etapa 5: Tozeur (TUN) – El Borma (LIB)
06/01
Deslocamento: 133 km
Especial: 285 km
Deslocamento: 76 km
Total: 494 km

Etapa 6: El Borma – Ghadames (LIB)
07/01
Deslocamento: 13 km
Especiais: 228 km
Deslocamento: 37 km
Total: 278 km

Etapa 7: Ghadames – Ghat (LIB)
08/01
Deslocamento: 5 km
Especial: 584 km
Deslocamento: 102 km
Total: 691 km

Etapa 8: Ghat – Sabha (LIB)
09/01
Deslocamento: 49 km
Especial: 497 km
Deslocamento: 181 km
Total: 727 km

Etapa 9: Sabha – Zilla (LIB)
10/01
Deslocamento: 6 km
Especial: 567 km
Deslocamento: 12 km
Total: 585 km

Etapa 10: Zilla – Sarir (LIB)
11/01
Deslocamento: 31 km
Especial: 521 km
Deslocamento: 2 km
Total: 554 km

Etapa 11: Sarir (LIB) – Siwa (EGI)
12/01
Deslocamento: 1 km
Especial: 438 km
Deslocamento: 147 km
Total: 586 km

Dia de descanso – Siwa (EGI)
13/01

Etapa 12: Siwa-Siwa (EGI)
14/01
Deslocamento: 57 km
Especial: 341 km
Deslocamento: 47 km
Total: 445 km

Etapa 13: Siwa – Dakhla (EGI)
15/01
Deslocamento: 47 km
Especial: 569 km
Deslocamento: 41 km
Total: 657 km

Etapa 14: Dakhla – Luxor (EGI)
16/01
Deslocamento: 53 km
Especial: 274 km
Deslocamento: 375 km
Total: 702 km

Etapa 15: Luxor – Abu Rish (EGI)
17/01
Deslocamento: 75 km
Especial: 477 km
Deslocamento: 24 km
Total: 576 km

Etapa 16: Abu Rish – Sharm-el-Sheikh (EGI)
18/01
Deslocamento: 413 km
Especial: 365 km
Deslocamento: 50 km
Total: 828 km

Etapa 17: Sharm-el-Sheikh – Sharm-el-Sheikh (EGI)
19/01
Deslocamento: 13 km
Especial: 34 km
Deslocamento: 9 km
Total: 56 km

Total do Telefónica Dakar 2003 – 8.552 km

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: dezembro 13, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure