Webventure

Dakar 2009 será na América do Sul


Dakar seguirá roteiro do Por Las Pampas (foto: André Chaco/ www.webventure.com.br)

Pela primeira vez na história, o Rally Dakar, maior prova off-road do mundo, não será realizado no continente africano. Agências internacionais afirmaram nesta segunda-feira (11) que a competição de 2009 será realizada na América do Sul, mais precisamente na Argentina e no Chile, entre os dias 3 e 18 de janeiro de 2009.

“Isso será ótimo, pois é a oportunidade para que mais brasileiros participem da competição. Além disso, o Deserto do Atacama é tão bom quanto o Saara, inclusive com dunas mais altas”, afirmou Jean Azevedo, que já fez nove edições do Rally Dakar nas Motos e, a partir deste ano, passou a correr nos carros. Desde 2007, a ASO – empresa responsável pelo Rally Dakar – comprou os direitos do Rally Por Las Pampas, válido como etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross-country.

Patrice Clerg, presidente da ASO, divulgará todos os detalhes nessa terça-feira (12), na capital argentina. Mas, a princípio, largada e chegada serão em Buenos Aires e os competidores irão até o sul do país, entrando na Patagônia até cruzar o deserto do Atacama, no Chile. O dia de descanso será em Valparaiso.

“Conforme nossas previsões logo após o cancelamento do último Dakar a prova viria para o nosso continente, pois os terrenos aqui são bem propícios para a realização de uma competição como essa”, disse o piloto André Azevedo, que acumula em sua carreira 20 participações no Dakar.

Inscrição – Segundo a organização, os pilotos que se inscreveram para a edição deste ano que foi cancelada por causa de ameaças terroristas terão prioridade para se inscreverem na prova de 2009. Já os pilotos sul-americanos pagarão uma tarifa especial.

O transporte dos veículos europeus deve começar no final de novembro.

* Atualizado às 16h

Este texto foi escrito por: Redação Webventure