Foto: Pixabay

Dakar 2010: Amarok Logbuch 19

Redação Webventure/ Offroad

Não importa qual será o resultado, esse Dakar entrou para a história como aquele em que a disputa pela liderança é dentro de uma mesma equipe. A Volkswagem proporciona que isso aconteça da forma mais aberta e mais apertada de todas.

Nos 368 quilômetros cronometrados da etapa de hoje, depois de ganhar muito tempo nas dunas cinza de Nihuil, a dupla Nasser Al-Attiyah/Timo Gpttschalk ainda forçou nos longos trechos de retas e reduziu para apenas 2min48seg a diferença que a separa dos seus companheiros de equipe, Carlos Sainz/Lucas Cruz.
Ontem Sainz havia vencido, mas hoje perdeu 2min30seg. A vitória de hoje (e a 4ª nesse Dakar 2010) ficou com a BMW Xraid do francês Peterhansel que segue em 4º na classificação geral, sem chance de chegar aos três primeiros lugares ocupados pelos VW Race Touareg 2, já que vai com quase duas horas de atraso para o americano Miller que está em 3º lugar. Para o fim, restam apenas 206km de linha quase reta nos Pampas, exatamente entre Trenque Lauquen e San Carlos de Bolívar, 206km de pé no fundo, 1hora e 30minutos para decidir as 45 horas e 49 minutos e 42 segundos que os líderes gastaram até agora. Conforme disse Kris Nissen: “Hoje foi um dia de testar o sistema nervoso. O Dakar 2010 foi sensacional e se mantém assim até o final graças ao Carlos e ao Nasser. Amanhã a especial vai revelar qual dupla Volkswagen vence o Rally, todos na equipe e todos os fãs podem esperar um final emocionante.”

VW Race Touareg 2: emoção com garantia
A decisão da equipe Volkswagen de não interferir com ordens de equipe no resultado final, vem da certeza do equipamento que tem e da qualidade dos seus Pilotos. Mas é acima de tudo respeito extremo aos milhões de espectadores nas estradas, e aos bilhões de espectadores em todo o mundo na TV e na Internet.
Hoje a Equipe Oficial Volkswagen ficou assim: 2º (#306 Al-Attiyah/Gpttschalk), 4º (#303 Sainz/Cruz), 5º (#305 Miller/Pitchford) e 6º (#300 DeVilliers/Von Zitzevitz).
A rigor a vitória está entre os Race Toureg 2 de número #303 e #306. O número #305 está com o terceiro lugar praticamente confirmado, enquanto o #300 conseguiu se recuperar e deve terminar em 7º lugar na geral.
Buenos Aires, distante 335km da final da especial vai saber, desde meio dia e meia, o resultado e vai ter tempo, até as quatro da tarde, para se preparar como deve para receber os Campeões

Palavra de Pilotos ou o Duelo nos Pampas
“O Sainz não me deixava passar, acho que ele não me ouviu, até que em uma das retas eu consegui. Não importa, foi uma especial muito, muito rápida e pouco técnica. Estou contente e sei que fizemos um bom trabalho apesar do trecho com dunas ter sido muito curto. Vou fazer o possível, mas não sei se será suficiente”, Nasser Al-Attiyah

” O Nasser estava atrás, eu estava ultrapassando umas motos e ele estava na minha poeira. Em certo momento ele arriscou muito e me ultrapassou! Óbvio que não gostei, mas vou continuar com a mesma tática que usei até agora no Dakar, atacar até o fim”, Carlos Sainz

Amarok – 707km para o encerramento da aventura
Acordar na barraca individual armada no bivuaque da Equipe Volkswagen foi apenas o primeiro capítulo de um dia intenso, onde a competitividade esteve no ar durante todo o tempo. A rivalidade dentro de casa, e a maneira objetiva e clara com que ela é tratada e discutida, traz um componente novo mesmo para quem está acostumado com competições. Que bons ares respiramos, que teste inesquecível para a estréia de um carro novo. As Amarok vão chegar a Buenos Aires amanhã carregadas de experiências e certezas vividas desde o dia 1º de Janeiro e vão, com todo o merecimento, fazer jus também a um lugar no pódio.

Por Carlos Lua Cintra Mauro – Santa Rosa de La Pampa é a Capital da Província de La Pampa e se dedica à agricultura (trigo, milho e girassol) e à pecuária. Terra de tradições arraigadas, de aborígenes e de gaúchos. Para resumir usando outras palavras: Terra de Rally!!.

Este texto foi escrito por: Carlos Lua, correspondente VW no Dakar 2010

Last modified: janeiro 15, 2010

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure