Webventure

Dakar 2010: Amarok Logbuch 3

Buenos Aires, Argentina, 30 de dezembro – Como é bom ver o quanto um Rally pode atrair as pessoas quando bem cuidado. Mesmo com toda a burocracia, carimbos, exigências, controles o que se vê é uma verdadeira democracia. Isso mesmo, quem manda é o povo que vem ver de perto os seus ídolos conhecidos ou ainda por descobrir. É o esporte em geral mostrando a sua soberania, é o Dakar em particular mostrando que para fazer parte dessa aristocracia, basta se lançar na aventura. Vai, confia, tem sempre uma boa oportunidade de se aparecer bem na fotografia!

Uma ambiente que contagia
A corrida atrás das exigências técnicas e de segurança continuou durante todo o dia. Na verdade parece até que não parou o ir e vir dos inscritos e a atividade incessante das almofadas de tinta de cores diferentes no ritual do carimba, carimba, carimba. Tinta azul para o Seguro, preta para o Trippy (GPS), vermelha para o Pagamento efetuado e o papel oficial vai ficando multicolorido combinando finalmente com os uniformes multicoloridos das equipes. Refletindo ainda o sorriso de dever cumprido dos concorrentes que enfrentam o vai e vem porque têm um objetivo maior: participar de um Dakar.

Mas não começa nunca?
As horas se arrastam porque, na verdade, ninguém vê a hora de iniciar a prova. E quanto maior é a expectativa, mais devagar andam os minutos. Todos, de Torcedores a Pilotos, passando por Navegadores, Engenheiros, Mecânicos, Jornalistas, Fotógrafos, Operadores de Câmara, Entrevistadores já viveram essa antecipação por tempo demais. Agora querem colocar à prova suas expectativas, sonhos e enfrentar 9.030 quilômetros de realidade.

Um mar de Amarok
São 45 no total, as novas pick-ups da Volkswagen que vão estrear no mundo usando o palco do Dakar. Como veículo Oficial, como transporte de Imprensa, como veículo de apoio. São mais um sem número de Amarok que não vão à prova, mas que estão rodando na pista de testes construída só para elas na La Rural ou em exposição nos stands e nas vielas do Parque. Alvo de fotos, de olhares de admiração e de desejos múltiplos, candidata fortíssima para ser escolhida como o nome deste pré-Dakar 2010.

Este texto foi escrito por: Carlos Lua, correspondente VW no Dakar 2010