
Largada terá menos pilotos do que em 2009 (foto: Marcelo Maragni/ www.webventure.com.br)
O Rally Dakar 2010 larga amanhã com uma caravana 30% menor que a da edição deste ano. De acordo com o site oficial do rali, a prova contará com 372 veículos, divididos em quatro categorias: motos, quadriciclos, carros e caminhões. A largada está prevista para o dia 1º de janeiro, de Buenos Aires, na Argentina.
A categoria Motos será a mais concorrida, com 156 pilotos confirmados. Já a categoria Carros contará com 137 duplas, enquanto os Caminhões estarão representados por 51 duplas ou trios. Por fim, ainda estarão nas trilhas 28 quadriciclos.
A redução no número de participantes em relação a 2009 se deu, de acordo com os organizadores, à crise econômica que atingiu o mundo. A recessão começou em setembro de 2008, mas pouco atingiu a edição deste ano, já que as equipes já haviam inscrito seus carros. Porém, para 2010, muitos times reduziram a participação ou desistiram de competir.
Os carros, caminhões e motos que vieram da Europa embarcaram da França nos dias 25 e 26 de novembro, e desembarcaram em 28 e 29 do mesmo mês, no porto de Buenos Aires.
Recordes – A edição que mais reuniu competidores na história do Rally Dakar foi a de 1988, quando 603 pilotos e navegadores largaram de Paris apenas 151 completaram a prova, depois de 12.874 longos e duros quilômetros.
Já o rali que menos contou com veículos foi o de 1993. Na oportunidade, também com largada de Paris e chegada em Dakar, foram apenas 154 inscritos 48 motos, 66 carros e 45 caminhões.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: dezembro 31, 2009