O estreante Paulo (foto: Divulgação)
Em sua primeira participação no Dakar, o piloto Paulo Pichini tem uma motivação extra. A principal competição de off-road premia os estreantes mais bem colocados tanto nos carros, quanto nas motos e nos caminhões , sendo que em 2007 foram distribuídos 22.800 Euros aos amadores.
As estatísticas, no entanto, não são animadoras. De acordo com a organização, apenas 5% dos estreantes conseguem a façanha de largar e chegar em sua primeira participação. Ciente das dificuldades, o brasileiro traça suas metas para a prova. “Não sou um corredor profissional, como outros concorrentes. Para mim, sucesso é gerir todos os elementos envolvidos nesta disputa de uma maneira excelente, de forma a garantir uma grande conquista: a chegada”, afirmou.
Mas contrastando com a inexperiência de Pichini está Lourival Roldan. O navegador faz a quinta participação na prova e traz em seu currículo de Dakar um 11º lugar na geral em 2004, competindo ao lado de Kléver Kolberg, sendo este o melhor resultado de uma dupla brasileira na categoria carros no Dakar.
“Fico muito feliz em poder compartilhar o que aprendi em todas as minhas idas ao Dakar com alguém tão ávido por aprender. O Dakar vai levar o Paulo Pichini que conhecemos hoje e nos devolver um sujeito mais rico de vivências extraordinárias e mais apaixonado ainda por ralis. Sempre que participo de um Dakar, há um momento que me faz parar para me perguntar se vale a pena continuar, e ao cruzar a linha de chegada entendo que cada edição nos faz mais fortes e nos dá a percepção que somos pequenos e que há muito a ser feito e conquistado”, disse Lourival.
A dupla brasileira já está em para Buenos Aires. Nesta terça-feira, todos os integrantes da equipe portuguesa Red Line, que fará apoio à dupla brasileira e contará com 15 pessoas e seis veículos de assistência em seu staff, desembarcam na Argentina.
“Tenho certeza de que este será um marco na minha vida. Que venham os desafios, pois são eles que nos capacitam para conquistarmos nossos sonhos”, completou Pichini.
O Dakar tem largada neste sábado, em Buenos Aires. No total, os pilotos das categorias moto, carro, caminhão e quadriciclo percorrerão mais de 9.500 quilômetros entre a Argentina e o Chile, até o dia 18 de janeiro.
Este texto foi escrito por: Webventure