Al-Attiyah é a grande ameaça aos líderes (foto: Marcelo Maragni)
A edição do Rally Dakar deste ano completou nesta sexta-feira a penúltima das 14 etapas previstas. Amanhã, nos 206 quilômetros finais de especial, deveremos ter emoção apenas na categoria carros, já que apenas uma catástrofe impede o título do francês Cyril Despres nas motos, e o do russo Vladimir Chagin nos caminhões.
Por outro lado, a decisão nos carros tem tudo para ser quente. O líder do rali é o espanhol Carlos Sainz, que tem apenas 2min48 de vantagem para Nasser Al-Attiyah. Ambos correm com carros da Volkswagen, mas parecem não falar a mesma língua. No trecho cronometrado de hoje, eles chegaram até a baterem um carro no outro, colocando em risco a classificação de ambos.
O Sainz não me deixava ultrapassá-lo, reclamou Al-Attiyah. Minha intenção agora é dar tudo, mas mesmo assim pode ser que não dê para ganhar, acrescentou o vice-líder, que nunca esteve tão próximo de um título do Dakar em sua carreira.
Já Sainz também tinha motivos para reclamar do companheiro. Em um ponto, ele passou e bateu em mim. Então, quando ele estava na minha frente, começou em ziguezague. Isso não é fair-play, protestou o espanhol, que prefere não falar em título. Eu não acho que ganhei o Dakar ainda.
Quase lá – Nas motos, a situação de Despres é absolutamente confortável. O francês da KTM cruzou a linha de chegada hoje na segunda colocação e parte para a decisão do Dakar com 1h04min12 de vantagem para o norueguês Pal Anders Ullevalseter. A disputa mesmo deve ficar pelo vice-campeonato, já que Francisco Lopez está a pouco mais de quatro minutos do europeu.
Tenho uma grande confiança em minha KTM. Sabia que eu poderia acelerar forte minha moto que não aconteceria com ela, disse Despres, bem perto do terceiro título do Dakar na carreira.
Nos caminhões, a situação de Chagin é ainda mais folgada. Ele lidera com 1h11min53 de vantagem para seu compatriota, Firdaus Kabirov assim como ocorreu nas motos, o líder no acumulado dos tempos cruzou a linha de chegada nesta sexta-feira em segundo lugar.
Este texto foi escrito por: Webventure