Prova passará pelo deserto do Atacama (foto: André Chaco/ www.webventure.com.br)
Serão 9.000 quilômetros no total, sendo 6.000 quilômetros de trechos cronometrados. Será assim o Rally Dakar 2009, maior prova off-road do mundo, que terá largada e chegada em Buenos Aires, na Argentina. É a primeira vez que o Dakar vem para a América do Sul.
A prova acontece entre os dias 3 e 18 de janeiro de 2009. A primeira parte do rali passa pela região da Patagônia, atravessando a Cordilheira dos Andes, com destino a Valparaíso, no Chile, onde ocorre o dia de descanso.
Após esse trecho, os competidores entram no Deserto do Atacama, passando pelas províncias argentinas de Catamarca, Rioja e Córdoba.
Tudo indica que esta edição do Dakar tem tudo para ser mais dura do que as anteriores que possuíam etapas africanas, no meio do Deserto do Saara. Acredito que o rali irá surpreender muita gente com um alto nível técnico, comentou o piloto Jean Azevedo, da Equipe Petrobras Lubrax.
Apresentação da prova – A apresentação oficial da prova foi feita em Paris, França, na manhã desta terça-feira (13). Patrice Clerc, presidente da Amaury Sport Organisation (ASO), empresa que organiza a prova, e Etienne Lavigne, diretor geral do rali, comentaram o percurso e as cidades por onde a prova irá passar.
A tendência do rali é que ele seja cada vez mais difícil, ora por conta do percurso ou devido às restrições impostas no regulamento. Portanto, sabemos que ele sempre será mais complicado com o passar dos anos. E a região da Argentina e do Chile tem todos os temperos necessários para que essa idéia se concretize, disse André Azevedo, piloto de caminhão e que acumula 20 participações no maior rali do mundo.
Datas
15/05 a 30/06 – Inscrições
26 e 27/11 – Verificações técnicas e administrativas na França
31/12 a 02/01 – Verificações técnicas e administrativas na Argentina
03/01 – Largada da primeira etapa do rali em Buenos Aires, na Praza de la Republica
10/01 – Dia de descanso em Valparaíso, no Chile
18/01 – Chegada em Buenos Aires.
Leia também:
Este texto foi escrito por: Webventure