Webventure

Dakar estuda fazer duas provas em 2008


Primeira corrida deve ocorrer no Leste europeu. (foto: Divulgação)

Para diminuir os prejuízos de pilotos, equipes e patrocionadores com o cancelamento do Rally Dakar deste ano, a empresa que organiza a prova pretende criar ainda em 2008 duas corridas, que teriam o nome de Dakar Series. Além de reestabelecer a ordem, a Amaury Sport Organization (A.S.O.) imagina que retomará a força do nome Dakar para a edição 2009.

É provável que o calendário do Dakar Series seja divulgado ainda em fevereiro, e suas duas provas tenham inscrições gratuitas. Especula-se que a primeira corrida seja em abril, no Leste europeu. Algo em torno de uma semana de duração, com largada e chegada na Hungria, e passagem pela Romênia.

A segunda corrida, também com duração de uma semana, tem grandes chances de ser disputada no norte da África, como no Marrocos porém a largada e a base do evento seriam Portugal.

O surgimento de duas novas provas no calendário não agradou a outros organizações e resultou na intervenção da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), que marcou reunião para 26 de janeiro. Junto da A.S.O. e da N.P.O., ela pretende esclarecer calendários, datas e como ficam os campeonatos como a Taça Mundial da FIA.

Para 2009 – Também não param de surgir destinos para a edição do próximo ano do Dakar. De acordo com as últimas declarações da A.S.O., o mais provável é que a largada do rali seja em Portugal e, acreditem, a corrida na América do Sul. O russo Semyon Yakubov, dono da Kamaz, revelou essa intenção após encontro com a cúpula do Dakar.

De certo mesmo, apenas o fato de que a África ficará sem o rali nos próximos dois anos. Tudo para castigar a Mauritânia, que não conseguiu oferecer segurança suficiente para a passagem da caravana do Dakar.

Este texto foi escrito por: Webventure